Biblia Online

programa Ligação Gospel

segunda-feira, 26 de maio de 2014

COMENTÁRIO - FALSO DOMÍNIO

Comentário:  Adamastor Chaves


FALSO DOMÍNIO


Muitas vezes a gente vê um jogo que mais parece ataque contra defesa, dada a facilidade com que uma determinada equipe tem o domínio da bola. Tem mais tempo com a bola sob seu domínio. Às vezes essa prática  muda o destino de uma partida quando o dominado sai de campo com a vitória, e o dominador amargando a derrota.

Aí surge a dúvida de muitos que vêm esse tipo de domínio pela TV ou ouve pelo rádio. “Como é que pode! O meu time dominou a partida, teve mais tempo com a bola e saiu de campo derrotado. Não consigo entender”. É muito fácil explicar o fenômeno. Costumeiramente vemos domínios falsos, sem produtividade, apenas fazendo a bola rolar.

Pela 4ª Copa Regional um time simples, puro “azarão”, deu a perfeita  demonstração que o domínio da bola não significa o domínio do jogo. O DJC da cidade de Barra de Santa Rosa foi exemplo do que vem à ser domínio da bola e domínio do jogo. Contra o Estrela Vermelha de Frei Martinho e a Seleção de Sossego mostrou quais as diferenças em campo.

Diante do Estrela Vermelha, ainda na fase quarta-de-final, em Cuité, campo neutro, ganhou o jogo por 1 a 0 levando sufoco, pressão, que, transformada em gols pelo adversário teria perdido de, no mínimo, 5 ou 6 gols de diferença. O que aconteceu? Ganhou e saiu de campo com a classificação garantida para a semifinal.

Em Picuí o DJC repetiu a dose. Foi eficiente no aproveitamento e trocou o domínio da bola pelo domínio do jogo. Fez um, dois, e aplicou o sistema  “cadeado” jogando por terra toda pretensão da Seleção de Sossego que, até aquele momento, tinha o domínio total da bola, porém deixando de lado o domínio do jogo.  No final, quando a bola parou, deu DJC.

Prevaleceu o espírito de luta, a conscientização da responsabilidade, a vontade de bem representar seu povo, sua cidade, independente de gordas ou magras gratificações, ou festas após a partida. Para o DJC, estava a acima de tudo o amor a causa, o respeito ao seu torcedor, ao seu patrocinador, a sua cidade, a camisa que estava vestindo.

Um grande exemplo de humildade e seriedade deu o time de Barra de Santa Rosa na reta final da Copa. Como resultado do seu empenho, sua aplicação tática entendendo que ter o maior tempo a bola dominada não implica em dizer que tem o domínio do jogo. Venceu dois favoritos e, como “zebra” ou “azarão” está na grande final do dia 8 de junho.


O falso domínio é aquele em que o grupo tem a bola dominada sem produtividade, sem objetivo, pensando em fazer o gol da vitória no tempo que achar melhor. Situação bastante diferente quando se tem o domino do jogo. Levar vantagem, embora sufocado, pressionado, mas atingindo o resultado que lhe interessa. É melhor ser dominado e ganhar o jogo, do que perder com domínio falso. “Falso Domínio Engana”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário