Biblia Online

programa Ligação Gospel

sexta-feira, 5 de julho de 2013

IFPB – PICUÍ: ALUNOS DE AGROECOLOGIA PARTICIPARÃO DA FEIRA LIVRE COM PRODUTOS ORGÂNICOS

Barraca estará sendo montada para auxiliar os produtores rurais de produtos orgânicos a partir das 4hs da manhã


Ascom IFPB – Picuí – Janderye Macedo



Os alunos do curso de Agroecologia do IFPB – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba – campus Picuí, estarão na da feira livre neste sábado com uma barraca montada com produtos orgânicos para o público.

Segundo Frederico Campos, professor da disciplina ‘Economia Solidária’, o objetivo principal é conscientizar a população sobre o consumo de produtos orgânicos, que são saudáveis livres de agrotóxicos e fertilizantes. “Na feira livre de Picuí nunca teve uma barraca específica de produtos orgânicos e com isso nós vamos difundir a cultura desses produtos vindos da agricultura familiar além de ser uma forma solidária de se trabalhar e gerar renda com a economia solidária”.
Todas as pessoas que circularem na feira livre de Picuí neste sábado poderá adquirir os produtos orgânicos, tidos como os mais saudáveis na atualidade e oriundos de produtores familiares de Picuí e outras cidades como Carnaúba dos Dantas – RN, Santa Luzia, Alagoa Nova, Nova Floresta e Pedra Lavrada.
A participação dos alunos do curso de Agroecologia - Economia Solidária – é a ponte entre os produtores rurais e os consumidores, ou seja, leva o produto de onde ele é produzido direto para a feira livre.
A barraca funcionará a partir das 4hs da manhã e mais de 20 produtos estarão na feira entre eles, pimenta, limão, chuchu, beterraba, berinjela, nabo, coentro, alface, galinha e ovos de capoeira. Também estará sendo oferecidos produtos artesanais da cidade de Carnaúba dos Dantas – RN.

SAIBA UM POUCO MAIS SOBRE PRODUTOS ORGÂNICOS (Fonte: somostodosum.com.br)


Produto orgânico é um alimento sadio, limpo, cultivado sem agrotóxicos e sem fertilizantes químicos. 
Eles provêm de sistemas agrícolas baseados em processos naturais, que não agridem a natureza e mantêm a vida do solo intacta.

As técnicas usadas para se obter o produto orgânico incluem emprego de compostagem, da adubação verde, o manejo orgânico do solo e da diversidade de culturas, que garantem a mais alta qualidade biológica dos alimentos. 
O produto orgânico é completamente diferente do produto da agricultura convencional, que emprega doses maciças de inseticidas, fungicidas, herbicidas e adubos químicos altamente solúveis. 

Esses agroquímicos fazem com que os alimentos tenham baixo valor nutricional e, em sua toxicidade pode estar a causa de muitas doenças, que afetam o homem, em proporção crescente. Além do mais, esses agroquímicos contaminam o ambiente, poluindo a água, o ar, a terra, a flora e a fauna. 
A Agricultura Orgânica é o modo verdadeiramente científico e respeitoso de produzir alimentos saudáveis e assegurar a integridade do meio ambiente.
É mais nutritivo - Alimentos frescos orgânicos normalmente possuem menor teor de água em sua composição, quando comparado com os alimentos convencionais (aproximadamente 20% menos). Isto significa que os nutrientes estão mais concentrados. Assim como o conteúdo de açúcar, motivo do sabor mais adocicado dos vegetais orgânicos. Produções orgânicas tendem a ter maiores níveis de vitaminas, como em tomates orgânicos, que contêm 23% mais vitamina A do que os convencionais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário