Biblia Online

programa Ligação Gospel

sábado, 6 de julho de 2013

Embrapa e Unipasto fazem reunião para Plano Anual de Trabalho

A Associação para Fomento à Pesquisa de Melhoramento de Forrageiras (Unipasto) e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, realizaram, entre os dias 02 e 04 de julho, a sua reunião anual para proposições de atividades de pesquisa ao Plano Anual de Trabalho (PAT) 2013/2014.

A reunião teve a participação de diversos pesquisadores da Embrapa, associados da Unipasto e contou, em seu encerramento, com as presenças do Gerente Geral da Embrapa Produtos e Mercado, Frederico Durães e do Diretor-Executivo de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa, Ladislau Martin Neto, que sinalizou positivamente para o sucesso da parceria, empenho e continuidade dos trabalhos desenvolvidos.

A reunião foi realizada na Sede da Embrapa, em Brasília, e reuniu os coordenadores e pesquisadores da Embrapa para os principais gêneros forrageiros (Panicum, Brachiaria, Paspalum, Arachis, Stylosanthes, CajanusPennisetum eAndropogon), que englobam, atualmente, seis Unidades da Empresa (Embrapa Gado de Corte, Embrapa Gado de Leite, Embrapa Cerrados, Embrapa Pecuária Sudeste, Embrapa Acre e Embrapa Produtos e Mercado). 

Para Marcos Roveri José, gerente executivo da Unipasto, uma das ações mais importantes da reunião é discutir as pesquisas que serão desenvolvidas pela Embrapa voltadas para o desenvolvimento de novas cultivares. Ele acredita que a importância da reunião é aproximar os pesquisadores da Embrapa com os associados da Unipasto, que identificam as demandas do setor, de forma a buscar novos estudos e pesquisas bem direcionadas, ou seja, com foco. E explica que, durante os dias de reunião, além de analisar as atividades de pesquisas que estão sendo propostas pela Embrapa e seu respectivo orçamento, os participantes discutem e direcionam os possíveis Planos de Marketing, ações gerenciais e os lançamentos de cultivares a serem promovidos no próximo ano. 

O presidente da Unipasto, Luis Fernando Calábria, analisa como muito positiva a reunião deste ano. Ele acredita que depois de alguns anos sem o lançamento de cultivares pela Embrapa, os pesquisadores estão acelerando suas pesquisas para oferecerem no mercado cultivares mais adaptadas para a nova realidade dos produtores. Para ele, a parceria com a Embrapa é de fundamental importância para o setor agropecuário, que sempre necessita de novas cultivares e tecnologias para continuar competitivo.

A gestora do PAT Embrapa/Unipasto 2013/2014, a pesquisadora da Embrapa Gado de Corte, Liana Jank, afirma que este ano a negociação entre as duas empresas foi bem mais fácil, já que os pesquisadores haviam previamente indicado as atividades e o montante necessário para a realização dos trabalhos e, nesta reunião, foram realizados os ajustes finos além das discussões. “Com isso, conseguimos cerca de 40% a mais de recursos necessários para o desenvolvimento de novas cultivares de forrageiras”, afirma.

Para o pesquisador da Embrapa Pecuária Sudeste e gestor do gênero Paspalum, Frederico de Pina Matta, que já participa da elaboração do PAT Embrapa/Unipasto há três anos, a nova estratégia adotada na reunião desta semana foi bem positiva, pois forneceu maior agilidade às decisões, proporcionando maior direcionamento de trabalho e possibilidade de integração entre instituições e Unidades da Embrapa envolvidas. “Este tipo de reunião permite ao pesquisador observar como a cadeia produtiva está recebendo as tecnologias e os produtos da Embrapa, o que é muito bom”, finaliza.

O Gerente Geral da Embrapa Produtos e Mercado, Frederico Durães, afirma que a parceria público/privada, como a que é feita entre Embrapa e Unipasto, é importante para que as instituições públicas possam se aproximar mais do setor produtivo, unindo o saber científico com o saber do produtor para a criação de uma rede mais coesa que promova o pecuarista brasileiro, de forma a alcançar cada vez mais sucesso em sua atividade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário