Biblia Online

programa Ligação Gospel

segunda-feira, 7 de setembro de 2015

DIA DA INDEPENDÊNCIA COMEMORADO EM SOSSEGO



ALEGORIA, CHARME, BELEZA E HISTÓRIA DO BRASIL NA
COMEMORAÇÃO DA INDEPENDÊNCIA EM SOSSEGO/PB


Empolgando milhares de pessoas aglomeradas em todos os locais de percurso do desfile, principalmente nas confluências das Ruas Manoel Casado com Horácio Ferreira, Centro da cidade, o evento cívico estudantil em comemoração ao Dia da Independência do Brasil, realizado domingo (6), na cidade de Sossego foi, pela simplicidade, charme, beleza, cor, alegorias e aula da História do Brasil, sucesso absoluto dentro da programação previamente elaborado pela Secretaria de Educação e  Cultura do Município com apoio integral da Prefeitura Municipal.

O início do desfile, previsto para 15h30min, só começou exatamente uma hora depois (16h30min) em face do forte calor na cidade, mesmo assim com todo seu trajeto tomado pelo público sosseguense, visitantes e convidados. As Bandas Marciais Fanfarra  Fampassos de Baraúna, Fanfarra Bambrós de Picui e Fanfarra de Frei Martinho abrilhantaram a festa cívica com interpretações musicais e evoluções acrobáticas juntamente com a Fanfarra Famas de Sossego e a Banda Estadual Josivam Batista dos Santos.

DESFILE

No percurso delineado para concentração final no palco das apresentações em conjunto, todos os participantes do desfile foram delirantemente aplaudidos. Além das belezas apresentadas em alegorias e participações pessoais, o grupo de crianças da Creche Criança Feliz bem organizado e chamando a atenção pelo novo uniforme estudantil foi, talvez, o mais aplaudido do desfile. Pela ordem de desfile, segundo a Comissão Organizadora, a Festa Cívica comemorativa a Independência do Brasil em Sossego, teve a seguinte apresentação:

Tendo a frente a Banda Marcial Fanfarra Famas, da cidade de Sossego, com toques musicais relativos a data comemorada e evoluções acrobáticas de suas dançarinas, a História do Brasil, desde o seu descobrimento em 1500, foi contada na avenida:

Primeiramente o pelotão das caravelas Santa Maria, Pinta e Nina. Em seguida o grupo de jovens com a Carta de Pedro Vaz de Caminha informando ao Rei de Portugal o Descobrimento do Brasil. Na sequência os primeiros Índios que foram encontrados. Vieram posteriormente os Jesuítas e as riquezas do Brasil Colônia e completando o primeiro bloco histórico as Capitanias Hereditárias.

O desfile continuou empolgando os presentes, em especial por estar contando, com alegorias, a História do Descobrimento Brasil quando apresentou a Família Real Portuguesa surgindo, então, as primeiras capitais brasileiras, a Sociedade dos Escravos, as Lutas e Conquistas, chegando a independência do Brasil no dia 7 de setembro de 1822 quando D. Pedro, as margens do riacho do Ipiranga ergueu sua espada e disse bravamente: “Independência ou morte”.

Sempre aplaudidos todos os pelotões foram desfilando. O pelotão com as Bandeiras dos Estados, os Primeiro Governadores, primeiros escritores e por fim, no desfile contando a História do Brasil, os nomes que foram dados ao até chegar ao que hoje chamamos de BRASIL. Concluído o desfile cívico, formado por estudantes das escolas do Município e do Estado, as Bandas Musicais e Fanfaras fizeram as suas apresentações em separadas arrancando aplausos pelos refinados toques musicais, beleza e graciosidades de suas integrantes nas evoluções acrobáticas.

Na conclusão do Desfile Cívico da Independência do Brasil realizado em
Sossego, o prefeito Carlinhos, plenamente satisfeito com o sucesso, se disse, até o momento, realizado em ter feito voltar esse tipo de evento que até 2008 não tinha nenhuma atividade relativa no Município. “Foi muito bonito, empolgante, e plenamente satisfatório para o Município o belo espetáculo cívico proporcionado pelos estudantes de Sossego e Bandas que nos prestigiaram com as suas presenças. Estamos todos de parabéns”, disse.

(Matéria & Fotos P/P Adamastor Chaves)




























Nenhum comentário:

Postar um comentário