Biblia Online

programa Ligação Gospel

sábado, 30 de agosto de 2014

Projeto Amigo do Peito realiza exames de mamografia gratuitos em Sossego




Visando oferecer as mulheres de Sossego um trabalho de prevenção do câncer de mama, atendendo a demanda de exames especializados, a Secretaria Municipal de Saúde de Sossego-PB em parceria com o governo Estadual e Governo Federal firmou convênio com a Unidade Móvel de Mamografia Digital “Amigos do Peito”, que faz exames preventivos contra o câncer de mama, em mulheres de 50 a 69 anos de idade.
O Prefeito Carlos Antônio Alves da Silva “O Carlinhos” no seu programa semanal na 89.1 FM Cidades Cuité, explicou que o objetivo da ação é promover a saúde das mulheres do município e ainda explicar a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama. “A Secretaria de Saúde realizou esta ação neste sábado, 30, com equipamentos de última geração, que permitiu a execução de exames de mamografia sem nem um custo para o usuário”, explicou o prefeito Carlinhos.
Com essa ação da secretaria de saúde da prefeitura de Sossego, nesta primeira etapa em que a unidade móvel esteve no município, foram realizados mais de 60 exames de mamografias, a meta da secretaria de saúde é atingir todas as mulheres que esteja dentro da faixa etária de atendimento.
Segundo o coordenador da atenção básica da secretaria de Saúde do município, Severino Bernardo, na 1ª etapa dos serviços, foram feitos 65 exames, durante todo o dia. ”Os atendimentos foram realizados no Centro da cidade, por meio da unidade móvel, que ficou estacionado em frente à Unidade Básica de Saúde Pedro Vieira da Silva e atendeu 40 pessoas pela manhã, e mais 25 no turno da tarde”, disse Bernardo.
Severino Bernardo que coordenou a campanha, relatou que as mulheres selecionadas pra fazerem o exame de rastreamento tinham entre 50 e 69 anos, em virtude de ser esta uma faixa etária, onde é mais fácil o surgimento do problema.
Conforme a equipe da secretaria de saúde precisa-se agendar outra data com a equipe da Unidade Móvel de Mamografia Digital “Amigos do Peito”, pois toda a zona rural ficou sem fazer o exame de rastreamento.

 por Manoel Tavares

Nenhum comentário:

Postar um comentário