Biblia Online

programa Ligação Gospel

quarta-feira, 20 de agosto de 2014

COMENTÁRIO SOBRE INVASORES


Comentário

Adamastor Chaves


FINALMENTE PREVALECEU A LÓGICA


Em alguns jogos da IV Copa de Veteranos do Curimataú e Seridó, envolvendo clubes dos Estados da Paraíba e Rio Grande do Norte, tive a oportunidade de presenciar, nos estádios de Jaçanã (RN) e Florestão EM Nova Flores (PB), invasões de campo permitidas pelo trio de arbitragem e representantes da competição. Cheguei a reclamar, mas em vão. O representante dizia que era responsabilidade da arbitragem fazer sair invasores. Por outro lado os árbitros afirmavam que cabia ao representante em campo tomar tal providência. Cheguei a dizer aos árbitros que ali, antes, durante e depois, quem manda é a arbitragem.

Em quatro jogos, os quais presenciei  esse fato alheio a disciplina e as normas regentes do futebol alertei para o perigo. Não deixei de criticar em meus comentários, sem a devida atenção dos representantes e arbitragens. Mas, quem fala o que é certo e mostra o defeito, um dia alguém desperta para a realidade e descobre que na verdade caminhava na “estrada errada”. E foi o que aconteceu. Não sei no grupo A, com jogos em Picuí, mas nos integrantes do grupo B a providência foi tomada e na partida envolvendo Trintão de Sossego e a Seleção de Baraúnas só foram permitidos em campo atletas, dirigentes que assinaram súmula e repórter.

Finalmente alguém reconheceu e corrigiu o erro. Se por acaso foram os dirigentes da competição, parabéns pela medida. Se por ventura  foram os árbitros que decidiram fazer valer a sua autoridade em campo, parabéns por cumprir normas do futebol. Não pode, de maneira nenhuma, pessoa estranha ao jogo estar presente dentro do espaço reservado para a disputa do futebol. É, inclusive, perigoso. Pode, até por impulso, ocorrendo qualquer desentendimento dentro de campo, a pessoa estranha entrar no “samba” sem ser convidado prejudicando o trabalho do representante e da própria arbitragem. Uma temeridade. Mas, em tempo, prevaleceu o bom senso.

No mais a competição está “rolando” com altos e baixos índices técnicos. O que tange a parte disciplinar também ocorre dentro do normal. Faltam poucos jogos para que sejam conhecidos os classificados e, obviamente, os confrontos diretos na modalidade “mata”, visto que em apenas um jogo se conhecerá o classificado para a fase seguinte. A importância da competição envolvendo ex-atletas com idades acima dos 45 anos, é de suma importância para acabar com a ociosidade, tão presente na segunda idade e altamente prejudicial na terceira.  Muitos estão deixando até de “bebericar” para bater uma bolinha. Bom sinal para quem é “coroa”.



Nenhum comentário:

Postar um comentário