Biblia Online

programa Ligação Gospel

segunda-feira, 19 de março de 2012

ENTRE A BORBOREMA E O SERTÃO




(P/P Adamastor Chaves)

O Campeonato Paraibano de Futebol Profissional da Paraíba, edição 2012, está caminhando para um confronto entre os clubes da Borborema, Campinense e Treze, e do Sertão, Sousa e Paraíba. Os demais concorrentes ao título estão permitindo abrir distância que, ao acordarem para a realidade, poderão não ter mais tempo de chegar junto.

Campinense e Treze, em Campina Grande, no Compartimento da Borborema, se infiltraram no G.4 e parecem indispostos a não permitir que procedentes do G.6 se coloquem entre eles. Com o mesmo objetivo os dois sertanejos Sousa, da Cidade Sorriso, e Paraíba, de Cajazeiras, a terra do Padre Rolim. São dois pontos apenas e numa competição equilibrada fazem a diferença.

A vantagem do time “cartola” era tanta que se deu ao luxo de perder para o Nacional e continuar na liderança do G.4. O “galo”, mesmo vaiado pela má atuação diante do Esporte, fez o “dever de casa” e se manteve entre os quatro primeiros lugares. Para o “dinossauro sertanejo” o empate diante do Botafogo fora de casa foi suficiente para continuar no segundo lugar. O Paraíba é que vem surpreendendo e faz por merecer onde está.

Como não vai ser mais permitida novas contratações, de acordo com o Regulamento, a coisa fica feia para quem estava com programação de decidir o titulo, pelo menos nesse momento da competição. Para lado do Botafogo o “bicho está pegando”. O presidente Nelson Lira retornou ao clube com disposição de acabar com o jejum de quase dez anos. Investiu, acreditou nas informações, mas dentro de campo o grupo não corresponde.

Como o Campeonato está entrando na reta final, para o Botafogo faltando oito partidas, não é momento de desespero. Ainda há tempo para a reabilitação e, assim como projetou Nelson Lira, o titulo pode vir a ser conquistado. É só um pouco de paciência. Vaiar, agredir verbalmente jogadores e dirigentes, não vai resolver o problema. É calma e confiança.

O Auto Esporte começou mal e vem se recuperando. Seus dirigentes ainda acreditam numa entrada no G.4. E é possível, mesmo porque o “time motorista” tem dois jogos a menos em relação aos que completaram a 11ª rodada. O CSP também vislumbra a possibilidade de se juntar aos favoritos. Difícil mesmo está para o Flamengo, em ultimo lugar, e Esporte de Patos que desabou, entrou em “parafuso”.

A rodada passada, 11ª da fase inicial da competição, não mostrou nenhuma surpresa, embora o líder Campinense tenha perdido para o Nacional, em Patos. Vitória do Treze era esperada. Auto Esporte passar pelo Flamengo figurava nas contas alvirrubras. Paraíba manter o “dever de casa” contra o CSP, em Cajazeiras, todos tinham certeza. O empate entre Botafogo0 e Sousa também pode ser considerado normal.

Por enquanto os clubes da Borborema e do Sertão – Campinense, Sousa, Paraíba e Treze – estão dando o tom da disputa, embora ainda tenha muita coisa por acontecer. Quem reforçou, reforçou! Quem deixou o tempo passar, e não agiu em tempo hábil, vai ter que se virar com o que tem. Agora é tudo ou nada e, além de prevalecer o equilíbrio emocional dos atletas, jamais eles irão corresponder se continuarem as hostilidades, vaias e coisas parecidas. O incentivo ainda é o melhor remédio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário