Biblia Online

programa Ligação Gospel

sexta-feira, 27 de maio de 2011

A DENGUE MATA.

     Enquanto muitos municípios, lutam diariámente para manter a população longe da dengue, os moradores de Sossego parecem ser imune ao mosquito, pois encontramos na Rua Eliezer Francisco dos Santos uma das principais ruas da Cidade, buracos abertos cheios d'água o que certamente propiciará um local ideal para que o mosquito da dengue deposite seus ovos.

     Mas é importante salientar o perigo que locais como este trazem para a comunidade, aja visto ser este local o mais propício para torna-se um criadouro do mosquito transmissor da dengue, doença que mata.

    O mosquito (Aedes aegypti) que além da dengue pode transmitir a febre amarela (*regiões próximo da mata), tem hábitos diurno e ataca entre 05:30 e 12:00, mas pode atacar a noite em locais muito iluminados, voa na altura da cintura (aqueles que ficam no teto ou perturbando à noite não são os da dengue) Os ovos são depositados nas paredes dos recipientes e não diretamente na água. Após 48h eles se quebram e as larvas caem na água.

     Estes ovos podem aguardar até um ano por uma nova fase de chuva e proliferar novamente, daí a importância de se lavar muito bem os suportes de vaso e outros utensílios que possam vir a acumular água, tais como latinhas, garrafas descartáveis e outros.

     Ao sentir dor de cabeça, enjôo, dor nas articulações, nos músculos, nos olhos e febre alta vá direto para um hospital ou posto de saúde. Caso sinta também uma dor sob as costelas do lado direito, vá mais rápido ainda para o hospital, isso é sintoma de hemorragia tipo forte. Nada de tomar AAS, Voltarem, Aspirina... Os médicos dos postos de saúde indicam o Tylenol nesses casos. E é importante beber muita água.
    
   Vamos acabar com latinhas, garrafas, plantinhas... Vamos tapar a caixa d'água, rasgar os pneus velhos e, principalmente, dar uma dura nos vizinhos relaxados! O mosquito tem um raio de ação de 500 metros. O problema é muito maior do que se apresenta. Ataca tanto na periferia como nos grandes centros, bairros da classe média e alta.


Vamos ficar de olho na vizinhança, qualquer descuido, bote a boca no trombone!

Fotos: Alex Barbosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário