Biblia Online

programa Ligação Gospel

quarta-feira, 3 de abril de 2013

39º CONGRESSO DE CRONISTAS ESPORTIVOS DO BRASIL




 









ABRACE REELEGE O PRESIDENTE ADELSON MAIA
E OFICIALIZA CONGRESSO 2014 EM JOÃO PESSOA


A escolha para a realização do 40º Congresso Brasileiro de Cronistas Esportivos foi através do voto secreto. Por 14 a 13 a cidade de João Pessoa, capital do Estado da Paraíba, suplantou o poderio financeiro e político do Rio Grande do Sul que apresentou Porto Alegre como cidade candidata. Na sequência da Assembleia Geral as 27 Associações, representando todos os Estados brasileiros, decidiram por 18 a 9 votos manter o cearense Adelson Maia na presidência da ABRACE por mais quatro anos (2013/2016).

O Congresso Brasileiro de Cronistas Esportivos, que anualmente se realiza para prestação de contas, tomar outras providências relativas à atividade profissional do comunicador esportivo, este ano (2013) foi realizado na cidade de Goiânia, capital do Estado de Goiás no período de 27 a 31 de março. Não foi registrada nenhuma ausência de presidentes de associações estaduais de cronistas esportivos. Embora a disputa no voto secreto para se conhecer o local do próximo congresso e eleição para presidente da ABRACE o clima foi de inteira harmonia e confraternização.

VITÓRIA DA PARAÍBA

A escolha do local para o Congresso do ano seguinte sempre é realizado um clima de amizade, entendimento e respeito. Este ano não poderia ter sido diferente. Mas teve uma conotação contrária aos anos anteriores. O Rio Grande do Sul tentou influenciar os presidentes de associações prometendo fazer um congresso de alto nível, pomposo e com relevante apoio político (Estado e Prefeitura de Porto Alegre). Tudo caminhava para escolha por aclamação por não se apresentar outra cidade.

A Paraíba, representada pelo presidente da ACEP, João Camurça, sinalizou a cidade de João Pessoa como candidata e, ato seguinte, foi convidado para apresentar o seu projeto. O presidente da Associação dos Cronistas Esportivos da Para (ACEP) foi até a mesa e disse: “A cidade de João Pessoa não tem o poder financeiro portoalegrense, mas oferece hospitalidade e o calor humano que é uma marca do Nordestino”. Afirmou o presidente da ACEP.

Procedida a eleição, através do voto secreto, feita a contagem, o presidente da mesa, e também presidente da ABRACE, Adelson Mais, proclamou o resultado: “Por 14 a 13 mo próximo Congresso da Associação Brasileira de Cronistas Esportivos será em João Pessoa”. Alegria dos presidentes de associações do Norte e Nordeste, tristeza dos representantes do Sul, Sudeste. Havia uma tendência pró Porto Alegre, porém a candidatura de João Pessoa representando o Nordeste quebrou o encanto gaúcho.

AUTORIDADES PRESENTES

O 39º  Congresso Brasileiro de Cronistas Esportivos realizado em Goiânia de 27 a 31 de março de 2013, contou com as presenças de todos os presidentes de Associações dos Estados e convidados. O Governador Marcone Pirilo não compareceu mas mandou o seu secretário de Comunicação, Igor Montenegro, quem leu a carta de boas vindas do Governador à todos os congressistas. O Ministro Aldo Rabelo também não se fez presente, enviando o Secretário Nacional do Futebol e Defesa do Torcedor, Sérgio Veloso. O atleta Túlio Maravilha foi a grande atração esportiva do segundo dia do Congresso.

O secretário Igor Montenegro justificou a ausência do Governador dizendo que está viajando e, devido as fortes chuvas caídas em uma cidade onde se encontrava o Chefe do Executivo goiano, tornou-se impossível sua presença. Em seguida leu a carta enviada pelo Governador que deu boas vindas aos congressistas, convidados e autoridades presentes, colocando o governo de Goiás a disposição.

O Secretário do Futebol e Defesa do torcedor, Sérgio Veloso, foi sabatinado sobre o atraso nas obras de aeroportos e estádios de futebol para a Copa das Confederações e do Mundo. Respondeu: “Não fiquem preocupados, pois tudo está caminhando dentro do programado e até lá todos os aeroportos e estádios estarão devidamente prontos”. O acepiano Adenilson Maia, integrante da comitiva paraibana em Goiânia, falou da proximidade entre Recife/João Pessoa/Natal, e a viabilidade da capital paraibana vir a servir como opções de treinamentos de seleções. “Não posso falar sobre o assunto, mas é uma bia ideia e será levada aos organizadores da Copa do Mundo”, disse Veloso.


ADELSON MAIS VENCE FÁCIL

A candidatura de Eraldo Leite, cronista esportivo do Reio de Janeiro e presidente da Associação Carioca, não foi páreo para o cearense Adelson Maia, presidente da ABRACE. Muitas conversas ao pé do ouvido, bloquinhos agindo em busca de votos, tentativas de convencimentos, eram vistos nos corredores do Centro de Convenções do Castro’s Park Hotel, onde todos os abraceanos estiveram hospedados. Os dois candidatos não pareciam muito preocupados, porém atentos aos acontecimentos.

Eraldo Leite mais aproximado aos presidentes de associações do Sul, Sudeste e Centro-Oeste, enquanto se via mais contatos de Adelson Maia com os do Norte e Nordeste, sem deixar de ter influência nas outras regiões. Analistas viam a vitória fácil do atual presidente da ABRACE, que concorria a reeleição, pelo trabalho realizado até então e, principalmente pela importância da ABRACE no contexto dos jogos das Confederações e Copa do Mundo pela experiência adquirida em outras competições similares.

Formada a Comissão Eleitoral, escolhidos delegados das duas chapas concorrentes, o presidente da mesa anunciou o candidato Adelson Mais como Chapa 1 e Eraldo Leite na Chapa 2. Iniciada a votação pela ordem alfabética o primeiro voto foi do Acre e o último do Tocantins. Feita a contagem das cédulas, 27, foi iniciada a contagem dos votos. Ao final o presidente da mesa proclamou Adelson Maia vencedor com 18 votos contra 9 de Eraldo Leite. Adelson Maia fica mais quatro anos na presidência da ABRACE, quatriênio 2013/2016.

SELEÇÃO DA ABRACE QUEBRA TABU DE 38 ANOS

O jogo de futebol entre a Seleção Brasileira de Cronistas Esportivos, formada por atletas dos 26 Estados presentes no Congresso, e a Seleção de Cronistas do Estado promotor do evento, é tão esperado quanto a eleição para presidente e local do próximo Congresso. Em Goiânia o encontro foi realizado no CT do Clube Atlético Goianiense, por sinal um Centro de Treinamento de alta qualidade. Estrutura fantástica.

Em que pese o selecionado local ter sido formado pela sua maioria de atletas jovens, que estão iniciando na crônica esportiva, a Seleção Brasileira não se intimidou, praticou um futebol de excelente qualidade onde prevaleceu o preparo físico dos “coroas” da Seleção. Foi um banho de técnica dos comandados de Gilberto Correia, do Tocantins, que esquematizou no 1.10.1, aproveitando o bom condicionamento do grupo que “travou” a juventude adversária. No apito final registrou-se o empate em 5 a 5, resultado inédito quebrando o tabu de 38 vitórias dos selecionados locais. “Não perdemos, quebramos o tabu de vitórias. Empatamos. A primeira vitória virá em João Pessoa”, disse o técnico Gil.

(Matéria p/p Adamastor chaves)




Nenhum comentário:

Postar um comentário