Biblia Online

programa Ligação Gospel

quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Política Nacional Sobre Saúde do Homem



SAÚDE DO HOMEM



EVENTO PROMOVIDO PELA SECRETARIA DE SAÚDE
TEVE RESPOSTA POSITIVA DOS HOMENS DE SOSSEGO

A Secretaria de Saúde do Município de Sossego realizou com êxito total a I Fórum Saúde do Homem. Sob a coordenação da secretária Vanuza Da Paz o evento aconteceu no dia 4 de dezembro, no Salão de Eventos do CRAS, com o Tema Política Nacional Sobre a Saúde do Homem.

Na primeira etapa do evento, que aconteceu no período da manhã (8hs às 11hs), a presença aberta da população masculina, em especial. Na etapa segunda, à tarde (14hs às 17hs) a presença de jovens estudantes na faixa etária de 12 aos 20 anos. À noite, das 20hs às 22hs, foi dedicada aos homens adultos. O prefeito Carlinhos  (foto) marcou presença na abertura e conclamou os homens da cidade ao comparecimento. "Este é um evento de relevância para o homem e todos devem aproveitar para tomar precauções sobre as consequências que algumas doenças que afetam o ser humano", disse. 

Debatedores

Ruthe Queiróz (foto) - Agente de Vigilância Sanitária de Sossego falou sobre “Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST)”, assunto de alta relevância para a juventude, em especial, por se tratar de contágios em que o homem, o jovem, pela sua inexperiência geralmente deixa de citá-las quando abordado por profissionais da medicina.
Marinelly Pontes de Melo (foto) – Agente da Saúde do Homem no Trabalho em Sossego fez referências ao homem no trabalho em todas as áreas, visto que a prevenção contra possíveis ocorrências (acidentes) na execução profissional podem vir a acontecer e, para tanto, o homem precisa ter conhecimento da preservação de sua integridade física.
Aurilândia Andrade – Enfermeira Chefe do PSF/Sossego utilizou seu tempo explicativo sobre o Câncer de Próstata, hoje, talvez, a grande preocupação do homem embora o preconceito ainda persista na prevenção contra esse mal que tem sido praticamente um “tabu” para o adulto. Segundo a enfermeira Aurilândia o “homem adulto tem que se desfazer desse preconceito se quiser ter saúde”. Via-se muita atenção dos presentes numa patente demonstração de que o assunto era desconhecido até então pela maioria dos presentes.
Márcia Brilhante (foto) – Assistente Social de Sossego foi enfática em suas participações no evento. Como hoje a “droga” é problema nacional, principalmente para as autoridades constituídas da saúde e ação social, a palestrante mostrou o que é droga, suas causas e conseqüências, não só relatando fatos ocorridos como mostrando exemplos conseqüentes do uso de droga.
Humarah Veríssimo (foto) – Psicóloga da Secretaria de Saúde de Sossego, preocupada com o comportamento do homem no meio ambiente e social, suas ações e reações, mostrou a necessidade do homem se adequar a realidade da vida e ofertas que os poderes públicos oferecem para o bem estar da população, em especial, neste momento, o homem, razão desse evento que se incorpora a Política Nacional da Saúde do Homem.
Paula Campos (foto) – Médica do PSF discorreu sobre, hoje, a grande preocupação dos poderes públicos pelo avanço desordenado da “Diabete” no País. Dra. Paula deu explicações, mostrou meios de prevenção e controle da doença que, segundo a profissional da medicina, “está matando muita gente, se comparada à outras doenças preocupantes”. Falou, também, sobre hipertensão arterial, outra preocupação nacional, e acidente de trânsito que tantas vidas têm ceifado pela incompetência, imprudência e uso de álcool quando no volante de um veículo motorizado.
Ao final a Secretária Vanuza da Paz (foto ao lado da Sec. Ação Social Jubaneide Alves) agradeceu o empenho de todos debatedores, bem como as presenças dos jovens acima dos 12 anos de idade e dos homens adultos. “Espero que tenha sido de bom proveito para todos, pois procurando preservar a boa saúde de nossa população teremos mais força e mão-de-obra no trabalho ajudando nosso Município a crescer muito mais”, concluiu.

(Matéria p/p Adamastor Chaves)

Nenhum comentário:

Postar um comentário