Biblia Online

programa Ligação Gospel

quarta-feira, 30 de setembro de 2015

SOSSEGO PAGA FUNCIONÁRIOS EFETIVOS NO ÚLTIMO DIA DO MÊS


Momento em que o prefeito Carlinhos assina o ato de liberação da folha de pagamento dos funcionários do mês de setembro

PREFEITURA MUNICIPAL DE SOSSEGO LIBERA
PAGAMENTO DOS FUNCIONÁRIOS EFETIVOS


Na tarde desta quarta-feira, 30, o prefeito de sossego, Carlos Antônio Alves da Silva (Carlinhos) liberou o pagamento de todos os funcionários efetivos. O pagamento está liberado junto ao Banco do Brasil. Segundo o prefeito Carlinhos os cargos comissionados receberão seus salários em outra data. “A minha preocupação era pagar o salário dos funcionários efetivos dentro do mês trabalhado, como foi liberado esta tarde. Os que têm cargos comissionados receberão em outra data”, disse o prefeito.

(Matéria & Fotos P/P Adamastor Chaves)

Prefeito Carlinhos e a Secretária de Finanças, Ione Feliz, comemoram liberação da folha de pagamento dos funcionários

segunda-feira, 28 de setembro de 2015

FESTIVAL DE BANDAS E FANFARRAS DE OLIVEDOS




SUCESSO  ABSOLUTO NO  10º  FESTIVAL
DE BANDAS E FANFARRAS DE OLIVEDOS


A cidade de Olivedos realizou no último domingo, 27, o 10º Festival de Bandas Marciais e Fanfarras com grande brilhantismo. As apresentações das bandas convidadas começaram logo cedo, por volta das 8 horas, prolongando-se até 22 horas, quando foi encerrado o Festival. Milhares de pessoas, das mais variadas cidades da Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte estiveram presentes aplaudindo cada apresentação, numa prova de que o evento recebeu total aprovação dos admiradores de desfiles de bandas marciais e fanfarras.

Foi o 10º Festival e, segundo o promotor do evento, “não vai parar porque o povo quer, as autoridades apoiam e os dirigentes de agremiações estão imbuídos dos bons propósitos de continuarem prestigiando”, disse o locutor apresentador do desfile e diretor da Rádio Difusora de Olivedos, emissora promotora do evento. Bandas Marciais e Fanfarras de Sossego, Queimadas, Montadas, Taquaritinga do Norte (PE), Madre de Deus (PE), Jaçanã (RN), Juazeirinho, Seridó e São Vicente (PB), e outras abrilhantaram a festa de graça, beleza e talento dos participantes.

FANFARRA FAMAS DE SOSSEGO BRILHOU NO PALCO DE EVENTOS
                                              
Como sempre acontece por onde se apresenta a Fanfarra Famas, Banda Marcial da cidade de Sossego, na Paraíba, fez mais uma grande apresentação neste domingo, 27, no 10º Festival de Bandas e Fanfarras de Olivedos/PB. Graça, beleza, harmonia, evoluções acrobáticas e perfeita coordenação, a Fanfarra Famas foi uma das mais aplaudidas pelos presentes na Praça de Eventos de Olivedos.

Formada por sessenta componentes, entre músicos e bailarinas, sob a batuta do maestro Zezinho e seu grupo musical, a Fanfarra Famas entrou na Praça de Eventos triunfalmente aplaudida pela multidão. Com seus variados e coordenados toques musicais, e acrobacias feitas pelas bailarinas, não faltaram flashes de câmeras registrando as coreografias e evoluções de todos os componentes.

Reconhecida como uma das mais coordenadas Bandas Marciais e Fanfarras da Paraíba, sempre elogiada por onde tem feito apresentações, a Fanfarra Famas de Sossego, orgulho musical da cidade, é prioritariamente requisitada por organizadores de festivais de Bandas e Fanfarras pela sua qualidade musical e coreográficas. O maestro Zezinho e seus assessores musicais, considerados responsáveis pelo sucesso da Fanfarra Famas de Sossego, obviamente com apoio integral da Prefeitura de Sossego e dos componentes nas execuções de determinações musicais e coreográficas, agradecem o incentivo recebido de todos os sosseguenses.


(Matéria & Fotos P/P Adamastor Chaves)














sábado, 26 de setembro de 2015

TJPB divulga lista com 77 sentenças referentes à improbidade administrativa

O material faz parte do trabalho da Comissão que cumpre a Meta 4 do CNJ
Aluizio Bezerra Filho_14_09_09_ (5)
Juiz Aluízio Bezerra Filho
Nesta sexta-feira (25), o Tribunal de Justiça da Paraíba divulgou o 4º lote de sentenças referentes ao julgamento de Ações de Improbidade Administrativa, Crimes Contra a Administração Pública e Licitação. Essas ações estão relacionadas à Meta 4 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). A divulgação foi feita no Fórum Afonso Campos, em Campina Grande. O grupo especial de juízes e assessores julgou 77 processos. Destes, 49 foram pela condenação.
Existem acusados com mais de um processo e feitos com mais de um réu. A divulgação do próximo e último lote será no dia 15 de dezembro.
“A equipe de juízes e assessores, que tem jurisdição cumulada em todo o Estado nessas modalidades de ações judiciais, percorreu todas as comarcas despachando, decidindo e recolhendo processos para sentenças”, informou o coordenor do cumprimento da Meta 4 no Poder Judiciário estadual, juiz Aluízio Bezerra Filho. Esse grupo tem como gestor o desembargador do TJPB, Leandro dos Santos.
A meta estabelecida pelo CNJ é que sejam julgados 70% do estoque de processos que foram distribuídos até dezembro de 2012. O grupo já tinha alcançado, antes desta divulgação, a marca de 64%. Na projeção do juiz Aluízio Bezerra a expectativa é que a meta de 70% já seja superada com a divulgação deste lote, cujo relatório será concluído na próxima semana.
“O sucesso deve ser creditado a dedicação e empenho dos juízes e assessores que estão trabalhando, além da jornada normal do expediente funcional, para cumprir esse encargo assumido”, destacou Aluízio Bezerra. Ainda segundo o magistrado, o presidente do TJ, desembargador Marcos Cavalcanti, tem assegurado e respaldado o trabalho do grupo especializado nessa matéria, garantindo as condições e meios para o bom desempenho.
leandro_novodesembargador
Des. Leandro dos Santos é o gestor da Meta 4
Conforme o magistrado, o gestor da Meta, desembargador Leandro dos Santos, tem acompanhado todo o desenrolar das atividades dentro da programação estabelecida, e se mostra confiante que o Tribunal ficará entre os 15 melhores no ranking da Meta 4 a ser elaborado pelo CNJ.
Esse trabalho envolve a Corregedoria Geral de Justiça, visto que o corregedor-geral, desembargador Arnóbio Alves Teodósio, determinou aos juízes corregedores fiscalizar o cumprimento dos atos processuais dentro dos prazos nas inspeções e correições.
“O Tribunal de Justiça da Paraíba ao priorizar os trabalhos da Meta 4 revela o seu firme propósito de celeridade processual nos feitos que apuram desvios de conduta e de recursos públicos, atendendo assim, um anseio da sociedade em ver resposta rápidas aos malfeitos de gestores públicos”, asseverou Aluízio Bezerra.
Equipe – O grupo especial é formado pelos juízes João Batista de Vasconcelos, Jailson Shizue Suassuna, Fábio José de Oliveira Araújo, Keops de Vasconcelos Amaral Vieira Pires, Leonardo Paiva de Sousa Oliveira, Agamenilde Dias de Arruda, Cláudio Pinto Lopes e, Antônio Eugênio Leite Ferreira Neto. O trabalho em desenvolvimento alcança todas as comarcas do Estado que importa na tramitação prioritária desses processos e o julgamento do que se encontra regularmente instruído. Dentre as ações que foram julgadas procedentes, com a aplicação de sanções contra prefeitos, ex-prefeitos, e ex-autoridades estaduais, estão:
1. RUY MANUEL CARNEIRO BARBOSA DE AÇA BELCHIOR, À ÉPOCA SECRETARIO DE JUVENTUDE ESPORTE E LAZER DO ESTADO DA PARAÍBA;
2. VENEZIANO VITAL DO RÊGO SEGUNDO NETO, EX-PREFEITO DE CAMPINA GRANDE;
3. COZETE BARBOSA, ALENI RODRIGUES; PAULO DE TARSO LOULEIRO GARCIA DE MEDEIROS, EX-PREFEITA DE CAMPINA GRANDE E EX-SECRETARIOS
4. JOÃO BOSCO NONATO FERNANDES, PREFEITO DE UIRAÚNA (DETERMINADA PERDA DA FUNÇÃO PÚBLICA)
5. ALDERI DE OLIVEIRA CAJU, PREFEITA DE BONITO DE SANTA-FÉ
6. AROUDO FIRMINO BATISTA, EX-PREFEITO DE AGUA BRANCA
7.JOSÉ RIBAMAR DA SILVA, EX-PREFEITO DE IMACULADA
8.JOSIMAR ALVES ROCHA, EX-PREFEITO DE BONITO DE SANTA-FÉ
9.JOSÉ EUDES HONORIO QUEIROGA, EX-PREFEITO DE SÃO DOMINGO DE POMBAL
10. ERIVAN DIAS GUARITA, EX-PREFEITO DE MONTE HOREBE
11.JOÃO BOSCO CAVALCANTE, EX-PREFEITO DE SERRA GRANDE
12.JOSÉ FRANCISCO MARQUES, EX-PREFEITO DE AROEIRAS
13. PEDRO COUTINHO (PEDRO DO CAMINHÃO), À EPOCA DOS FATOS ADMINISTRADOR DO MERCADO PÚBLICO DE MANGABEIRA;
14. SEVERINO BENTO RAIMUNDO, EX-PREFEITO DE CRUZ DO ESPÍRITO SANTO;
15. MARCUS ANTONIUS BRITO LIRA BELTRÃO, EX-PREFEITO DE ALAGOINHA;
16. JOSIVALDA MATIAS SOUSA, EX-PREFEITA DE PIRPIRITUBA
17. ROBERTO CLÁUDIO DA ROCHA RABELO, EX-SUPERINTENDENTE DA LOTEP
18. APOLINÁRIO DOS ANJOS NETO, EX-PREFEITO DE SALGADO DE SÃO FÉLIX
19.JOSÉ DE ARIMATÉIA ANASTÁCIO RODRIGUS DE LIMA, EX-PREFEITO DE LIVRAMENTO;.
20.JEANE NAZÁRIO DOS SANTOS, EX-PREFEITA DE CAAPORÃ
RONALDO AGRA MACHADO E VALMIR BARBOSA SANTOS, EX-VEREADORES
21.JOSÉ EDIVAN FÉLIX, EX-PREFEITO DE CATINGUEIRA;
22.JURACI PEDRO GOMES, EX-PREFEITO DE SOSSEGO
23. JOÃO FERNANDES DA SILVA, EX-PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL DE PILOZINHOS
24. FRANCISCO GILSON MENDES LUIZ , EX-PREFEITO DE NAZAREZINHO
25. RODRIGO RODRIGUES MONTE FERNANDES, EX-PRESIDENTE DA CÂMARA DE VEREADORES DE POMBAL;
26. GEOVAL DE OLIVEIRA SILVA, EX-PREFEITO DE DAMIÃO; VALTER MARCONE DE MEDEIROS, EX-PREFEITO DE SÃO JOÃO DO CARIRI; MARIA DAS DORES FERREIRA, EX-PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL DE CATURITÉ; GILBERTO MUNIZ DANTAS, EX-PREFEITO DE FAGUNDES; JOSÉ ORELANDO TEOTÔNIO, EX-PREFEITO DE JURÚ;
DENILTON GUEDES ALVES, EX-PREFEITO DE TENÓRIO; FRANCISCO UMBERTO PEREIRA, EX-PREFEITO DE SANTANA DE MANGUEIRA; MANOEL RAMALHO DE ALENCAR, EX-PREFEITO DE IBIARA.
Por Fernando Patriota

terça-feira, 22 de setembro de 2015



AÇUDE GRAVATÁ, EM PICUI,  ESTÁ SECANDO 
E  TEM  MENOS  DE 1%  DA  SUA CAPACIDADE        


Preocupado com a escassez de água para abastecimento as residências e criadores de animais, o prefeito Carlinhos foi até o Açude Gravatá, no Município de Picuí, com a esperança de encontrar água suficiente para providenciar a retirada através de carros-pipas. Depois de percorrer 48,3 km, de Sossego ao açude pertencente ao Estado da Paraíba, frustação total. Com menos de 1% de água armazenada, e perspectiva de, em breves dias, esse percentual diminuir consideravelmente, dada a frequência de caminhões-pipas retirando o que resta, e se prolongada a estiagem a tendência é secar de vez.

Na companhia do agricultor Nam Brejeiro, do “pipeiro” José de Auri, de Vinícius Medeiros e do repórter do ABCHAVES, o prefeito Carlinhos viu frustrada a sua tentativa de encontrar um local capaz para abastecer as residências no seu Município. “Infelizmente o Açude Gravatá não está reunindo condições de fornecer água para o nosso Município. O pouco que tem é boa, doce, mas está acabando. Se muito tiver armazenada é 1% e isso é muito pouco para o número de “pipeiros” que, no momento, estão levando para cidades próximas, além da distância de 48,3 km entre Sossego e o açude”, disse Carlinhos.

Além da pouquíssima água armazenada, na ordem de 0,5 a 1%, o Açude Gravatá, construído pelo governo do Estado da Paraíba e situado no Município de Picuí, é praticamente inviável a retirada de água pela distância e escassez do líquido. Sossego-Açude são 48,3 km, totalizando 96,6 km ida e volta. Alguns condutores de carros-pipas que aguardavam a vez para abastecimento argumentaram que dentro de poucos dias, naquela localidade, não haverá mais água para abastecimento de seus veículos. “Isso também nos preocupa, pois não temos outras opções próximas”, disse um motorista que não quis se identificar.

(Matéria & Fotos P/P Adamastor Chaves)









domingo, 20 de setembro de 2015

O SONHO ACABOU





SOSSEGO JUNIOR`S PERDE EM PICUÍ PARA
O CUITÉ E.C. E FICA FORA  DA FINAL:2 X 0


O Sossego Junior`s acordou de um sonho acalentado desde a confirmação como integrante da 5ª Copa Regional de Futebol Amador Seridó-Curimataú 2105, representando o Município de Sossego. O sonho caminhava para a sua realização, mesmo porque estava invicto até a fase semifinal e, eis que, teve pela frente o Cuité Esporte Clube, seu “freguês”  na fase classificatória. O otimismo era grande, mesmo com os desfalques para o jogo decisivo. Bola rolando no estádio Amauri Sales, ontem (19), foi sufoco nos primeiros 15 minutos, mas a tranquilidade voltou as reinar nas hostes sosseguenses e o restante da etapa inicial foi domínio total e nada menos que quatro grandes oportunidades foram desperdiçadas, que poderiam ter sido decisivas proporcionando tranquilidade para a etapa final.

Virou! No segundo tempo parece, até, que os jogadores do Sossego Junior`s  desaprenderam a jogar futebol e se entregaram totalmente ao Cuité que passou de dominado à dominador. Erros, jogadas infantis, desatenções foram tônicas do SJ diante do time de Cuité, atento, forte, decidido e aproveitando os erros do adversário. E foi nesse domínio, principalmente em cima dos erros dos sosseguenses, que Cuité chegou a vitória por 2 a 0, e não foi mais elástica graças as importantes defesas do goleiro Renilson em duas ou três oportunidades. O sonho acabou. “Sonho” era a frase constante do presidente e técnico Gilmar Santos quando se referia sua equipe na 5ª Copa Regional.

“Vou parar as atividades por 30 dias e depois pensar se volto”, palavras de Gilmar Santos após a partida numa alusão ao seu esforço para ver o sonho realizado. Pelas palavras do presidente a equipe do Sossego Junior`s está com o futuro incerto, e tudo pode depender da maneira como reagem os atletas e admiradores no convencimento ao dirigente em continuar prestando relevantes serviços ao futebol sosseguense. “Futebol é assim mesmo. Nem sempre ganha o melhor”, disse o narrador Manoel Tavares.
O time jogou, e o sonho acabou, com Renilson., Fabinho (Diego), Diassis, Luan e Ricardo (Junior Gomes)., Vitor Hugo, Ozéas, Pablo (Marcelo) e Netinho., Sales e Johnine (Wel).Técnico: Marcão.

COMENTÁRIO

Olhar para o presidente, técnico, diretor Gilmar Santos, não só com vistas a partida deste sábado contra o Cuité, mas em todo o transcorrer da competição, via-se um semblante de otimismo, credibilidade, confiança nos seus comandados, como também a ansiedade da participação de uma competição onde o seu clube representava uma cidade. E ele dizia sempre: “Meu sonho é chegar a final e lutar pelo título”. Isso já bastava para se ter uma ideia quanto esse sonho era importante para Gilmar Santos.

Passadas as fases classificatórias, na raça e técnica o time foi superando seus adversários, até mais difíceis do que o da semifinal, aumentando ainda mais a ansiedade do “coringa” presidente do Sossego Junior`s. Por ironia do destino, e um relatório da arbitragem imputando-lhe responsabilidades por agressões verbais, e uma grande “gafe”, porque não dizer “falha, erro, desconhecimento” da Comissão Disciplinar, o técnico Gilmar Santo foi punido com seis (6) partidas quando, na verdade, a Lei maior, o CBDF, diz que punição por jogos cabe apenas à atletas. Dirigentes são punidos com dias.

Mas vamos deixar pra lá, mesmo porque “O sonho acabou”. O sorriso de Gilmar após a partida era o retrato falado da decepção. Decepção, não pelo fato de ter perdido, e sim pela maneira como perdeu. “Parece já virou uma marca. Somos tri em derrotas nas semifinais”, lamentava, porém, achando que a sorte bafejou para os seus atletas, bem como rasgando elogios ao árbitro central e seus auxiliares, numa prova patente de que sabe elogiar quando não há falha no apito. Ouvindo atentamente todos os argumentos, de dirigentes e atletas, ninguém ousou dizer que teve azar. Faltou pontaria, capricho no arremate final, mas isso faz parte do futebol. Sossego Junior`s saiu da competição de cabeça erguida, invicto até a semifinal. Embora fora da final.

Eu, por exemplo, que fiz o jogo com o narrador Manoel Tavares para a Rádio Sossego FM, não entendi a mudança repentina de comportamento da equipe sosseguense. Mudança tática, técnica, física e emocional. Para o representante de Sossego três estágios foram notados durante os 80 minutos de partida. Foram 15 minutos iniciais de domínio do Cuité, porém sem chutar à gol, e 25 minutos de ação contínua do Sossego Junior´s ao ponto de desperdiçar quatro oportunidade que poderiam “matar o jogo”, como se diz na gíria do futebol. Aquela máxima, também do futebol, “quem não faz, leva”, caiu bem para o SJ na etapa final.
As chances perdidas pelo Sossego Junior`s se transformaram em força para o Cuitpé que voltou para o segundo tempo com mais disposição, melhor esquematizado taticamente e preparo físico, suplantando toda e qualquer iniciativa sosseguense. E foram surgindo as chances, e mais chances, até chegar ao primeiro gol e, consequentemente, levar ao desespero os comandados de Marcão, substituto de Gilmar Santos no comando técnico da equipe. Perdeu-se completamente em campo, passou de dominador à dominado, oferecendo todas as oportunidade para aumentar o marcador, não fosse várias seguras intervenções do goleiro Renilson.

Mas o “sonho acabou”. Não deu. É esquecer, se puder, arrumar a equipe para a próxima e dar continuidade ao trabalho que se faz, principalmente o do presidente e técnico Gilmar Santos que, inegavelmente, foi o grande artífice da formação da equipe, sua continuidade até o desfecho da eliminação. Como futebol tem dessas coisas, nem sempre ganha o melhor, como bem disse Manoel Tavares, narrador da Sossego FM, é pensar, renovar as esperanças e “bola pra frente”. Essa frase “vou parar, pensar e talvez deixe tudo pra lá” foi dita de momento. Não pode ser verdadeira, única. Foi apenas emocional. Gilmar Santos, pela dedicação, apreço que tem ao futebol e respeito aos desportistas, é um patrimônio do futebol sosseguense. E ponto final.


(Matéria & Fotos P/P Adamastor Chaves) 

sexta-feira, 18 de setembro de 2015

O prefeito Carlinhos do município de Sossego região do Curimataú Paraibano faz o caminho de volta e se filiará ao PSB no dia 27 de Setembro, data em que uma mega convenção regional será realizada em Picuí.


O deputado estadual, Buba Germano foi o responsável pela volta de Carlinhos para o Partido Socialista Brasileiro, Carlinhos saiu do PSB após eleições para governador, quando votou em José Maranhão no primeiro e segundo turno.

 Nas eleições de 2014 o prefeito acompanhou o deputado Buba Germano onde a então deputada estadual Gilma Germano conquistou para o município várias obras, segundo Carlinhos não poderia de reconhecer a capacidade de trabalho do governador principalmente por tirar o município de Sossego do isolamento com a realização de um sonho, construção da estrada de Sossego que deve ser inaugurada assim que concluída a barragem do Bom Sucesso.

quarta-feira, 16 de setembro de 2015

Exclusivo: Três prefeitos da região deverão se filiar no PSB, revela deputado

O deputado estadual Buba Germano (PSB) declarou – com exclusividade – ao radialista Flávio Fernandes, que três prefeitos do Curimataú e Seridó paraibano, sendo um do PSD e dois do PMDB, deverão deixar as siglas e se filiar no partido do governador Ricardo Coutinho (PSB). A filiação na legenda deverá acontecer na Convenção Regional que acontece no próximo dia 27 na cidade de Picuí.

Buba declarou que a medida será tomada dentro do plano de expansão do Partido Socialista Brasileiro (PSB). Segundo ele, os prefeitos Carlos Antônio (PSD), da cidade de Sossego; Alysson Azevedo (PMDB), da cidade de Baraúna; e Eduardo Dantas (PMDB), da cidade de Cubati, deverão deixar suas legendas e assinar suas fichas de filiação no PSB.

“Eu posso dizer que prefeitos como Carlinhos, como Dudu e Alysson, que são do PMDB estão totalmente agregados a essa proposta do Governo e provavelmente devam assinar a ficha de filiação do partido do governador. Eu prefiro não gerar expectativas, mas só quero dizer que com certeza absoluta o PSB vai ter um crescimento muito grande aqui na nossa região e no nosso Estado”, revelou o parlamentar.

O socialista ressaltou que os gestores estão compreendendo a importância do governador para a Paraíba e seria esse o motivo para a mudança de legenda. “Os prefeitos estão compreendendo a importância do governador e aí, evidentemente, no momento certo eles irão fazer suas filiações”, pontuou.

A Convenção Regional do PSB acontece no próximo dia 27 de setembro na cidade de Picuí, Seridó paraibano, e irá reunir todos os diretórios da região. Prefeitos, vereadores e lideranças de várias cidades participarão do evento, que deve atrair novos filiados para a legenda. O governador Ricardo Coutinho deverá participar da convenção como presidente de honra do partido.

sexta-feira, 11 de setembro de 2015

VÁRIAS PREFEITURAS NA PARAÍBA PODEM FECHAR AS PORTAS

Prefeito Carlinhos está preocupado com o atual estágio financeiro do Município de Sossego

CRISE FINANCEIRA PODE FECHAR
VÁRIAS PREFEITURAS NA PARAÍBA

 

A crise financeira que assola o Brasil pode vir a fechar as portas de muitas prefeituras em todo o território nacional. Prefeitos de cidades pequenas, as consideradas de pequeno porte, que praticamente sobrevivem do FPM, estão, no momento, “no beco sem saída”. Débitos contraídos com fornecedores e folhas de pagamento de funcionários estão “dor de cabeça” nos gestores que ameaçam fechar as portas se não houver, em tempo hábil, uma solução financeira.

Na Paraíba, salvo as grandes cidades onde suas arrecadações praticamente independem do Fundo de Participação Municipal, a maioria está com o “pires na mão”, sem dinheiro, os fornecedores querendo receber e o funcionalismo em alerta dada a gravidade financeira de suas cidades. Em Sossego, cidade encravada no Curimataú paraibano, o prefeito Carlinhos está sem saber como proceder, mesmo porque até combustível está com restrição para uso nas viaturas oficiais por falta de pagamento.

“Infelizmente chegamos à essa situação. As constantes quedas percentuais nas cotas do FPM tem provocado acúmulo de dívidas e cada vez mais aumentando o débito em razão da falta de dinheiro para saldar compromissos. Nosso fornecedor de combustível restringiu a saída do produto afirmando  que não aguenta esperar para receber débitos anteriores. Estamos no “mato sem saída”. Para não parar a assistência à saúde, por exemplo, estamos abastecendo com pagamento a vista”, disse o prefeito Carlinhos.

Continuando essa crise financeira, como irá equalizar a situação? Pergunta da reportagem do ABCHAVES, que o prefeito Carlinhos prontamente respondeu.  “Não sei! Realmente não sei! Agora mesmo tive que recorrer a empréstimo pessoal para evitar que os veículos da saúde parem. As demais obrigações financeiras vão continuar dependendo de melhores cotas do FPM. Lamento, porque o funcionário, especialmente, não pode pagar por erros dos que colocaram o País na atual situação. Vamos aguardar as medidas que serão tomadas pela Federação Nacional dos Municípios”, argumentou o prefeito Carlinhos.


(Matéria P/P Adamastor Chaves)

quarta-feira, 9 de setembro de 2015

Ricardo se recupera de cirurgia em casa, mas mantém agenda administrativa

Portal Correio
Governador Ricardo Coutinho
O governador Ricardo Coutinho, que vem se recuperando de cirurgia realizada no sábado (5), mantém agenda administrativa com despachos internos e reuniões com auxiliares na Granja Santana, em João Pessoa.

O chefe do executivo estadual se submeteu a um tratamento ortodôntico no Hospital Dom Rodrigo, em João Pessoa, no fim de semana.

Por recomendação médica, o governador vem cumprindo os procedimentos referentes ao pós-cirúrgico em casa, onde deve assinar, até a próxima sexta-feira, projetos de leis instituindo Refis para inadimplentes junto à Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema), Departamento Estadual de Trânsito da Paraíba (Detran) e Procon- PB, a fim de que elas sejam encaminhadas para a Assembleia Legislativa da Paraíba.

Também deve entrar na pauta administrativa o projeto que vai garantir a anistia de multas para os proprietários de motos de até 150 cilindradas. 

Governo do estado entrega caixas d'água a sete cidades da região

Cuité Pb online | 20:44 | 0 Comentários

Governo entrega caixas d’água e beneficia 250 mil pessoas



O Governo do Estado, por meio da Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa) e da Secretaria de Infraestrutura, Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia e Recursos Hídricos (Seirhmact), realizou a entrega de 96 caixas d'água do Plano Emergencial de Enfrentamento à Estiagem - Programa Viva Água, a 17 prefeitos da região. A solenidade foi realizada nesta quarta-feira (9), na sede regional da Cagepa em Campina Grande.

O secretário de Infraestrutura, Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia e Recursos Hídricos, João Azevêdo, representou o governador Ricardo Coutinho durante a solenidade, que contou ainda com a presença do secretário executivo de Recursos Hídricos, Deusdete Queiroga, do diretor Administrativo e Financeiro da Cagepa, Jorge Gurgel, e do gerente regional da Companhia em Campina Grande, Simão Almeida.

Na ocasião, todos os prefeitos assinaram o convênio de cooperação com o Governo do Estado. O secretário João Azevêdo explicou que, nesta primeira remessa de equipamentos entregues, o investimento foi de mais de R$ 200 mil, beneficiando cerca de 250 mil pessoas. “No total, 500 caixas d’água serão entregues em todo o Estado”, enfatizou Azevêdo.

De acordo com o diretor da Cagepa, Jorge Gurgel, cada reservatório tem capacidade de armazenar 10 mil litros de água. “Elas serão colocadas em pontos estratégicos das cidades, para que o carro-pipa abasteça a caixa d’água e a população tenha acesso de forma mais apropriada, e o carro-pipa seja liberado para cumprir seu percurso mais rapidamente”, pontuou.

“Essa missão nos foi dada pelo governador Ricardo Coutinho e está sendo cumprida. Queremos dar mais dignidade para as pessoas que tanto sofrem com a estiagem e minimizar a disputa balde a balde quando o carro-pipa chega à cidade”, acrescentou Jorge Gurgel.

Outras medidas - O secretário João Azevêdo destacou que a distribuição das caixas d’água é só uma das ações que constam no Plano Emergencial de Enfrentamento à Estiagem. Ele citou ainda a construção de 137 km de adutoras, barragens subterrâneas, 13 mil cisternas e perfuração de poços. “A segurança hídrica só será uma realidade quando a Transposição do Rio São Francisco chegar, em 2017. Mas, até lá, o Governo do Estado está trabalhando em obras estruturantes, não apenas para aliviar a atual situação da população, mas também para preparar o Estado para receber as águas do São Francisco”, observou.

Prefeitos agradecem - O prefeito de Areial, Cícero Pedro de Almeida, não escondia a satisfação de levar para sua cidade 10 caixas d’água. “A seca nos castiga há mais de dois anos e, desde então, Areial sofre sem água nas torneiras. Para um povo que vive nessa situação, não há notícia melhor do que algo que vá aliviar o cotidiano de armazenamento da água. A população vai receber esses reservatórios com muita alegria, tenho certeza”, disse.

Já o prefeito de Boqueirão, João Paulo, agradeceu ao Governo do Estado pela mobilização em prol do enfrentamento à seca. “Essa é a primeira vez que eu vejo um Governo preocupado com obras estruturantes e ações emergenciais”, enfatizou.

Municípios contemplados – Na entrega das caixas d’água, nesta sexta-feira, foram contemplados os municípios de Alcantil, Areial, Amparo,Baraúna, Barra de Santa Rosa, Barra de São Miguel, Boqueirão, Cabaceiras, Cubati, Frei Martinho, Juazeirinho, Montadas, Nova Palmeira, Parari, Pedra Lavrada, Picuí e Santo André.

Primeiro repasse do FPM de setembro tem queda de 38% em relação ao ano passado

O primeiro decêndio de setembro de 2015 será de R$ 2,259 bilhões, enquanto que no mesmo período do ano anterior o decêndio foi de R$ 3,357 bilhões

Será creditado nesta quinta-feira, dia 10 de setembro, nas contas das prefeituras brasileiras, o repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) referente ao 1.º decêndio do mês de setembro de 2015. O montante será de R$ 1.807.843.332,58, já descontada a retenção do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). Em valores brutos, isto é, incluindo a retenção do Fundeb, o montante é de R$ 2.259.804.165,73.
 
O primeiro decêndio de setembro de 2015 será de R$ 2,259 bilhões, enquanto que no mesmo período do ano anterior o decêndio foi de R$ 3,357 bilhões. Em termos reais, o decêndio tem uma queda de 38,07% em relação ao ano passado.
 
Com este novo repasse, no acumulado de 2015 o FPM apresenta uma queda de 3,92% em termos reais, somando R$ 58,258 bilhões, enquanto que no mesmo período do ano anterior o acumulado ficou em R$ 60,633 bilhões. Nesta análise não foram incluídos repasses extras de janeiro de 2014 e 2015 além do repasse extra de maio de 2015. Se desconsiderado também o repasse referente ao 0,5% de julho de 2015 a queda real do fundo é ainda mais expressiva: 5,48%.
 
Previsão

A previsão, segundo a Secretaria do Tesouro Nacional (STN), é de queda de 2,0% em relação a agosto de 2015 e um crescimento de 1,4% comparado ao mesmo período do ano anterior. Contudo, após a liberação dos valores a serem pagos no 1.° decêndio entende-se que para atingir essas previsões informadas pela STN os próximos decêndios teriam que apresentar valores superiores aos esperados, o que contraria o cenário de crise em que o País se encontra.
 
Ressaltamos que nesta nota não foram incluídos os repasses extras de janeiro de 2014 e 2015 e também o repasse extra de maio de 2015.
 
A Confederação Nacional de Municípios (CNM) mantém o alerta aos gestores que tenham cautela e prudência na execução de suas despesas. A perspectiva é de queda no repasse agregado do mês de setembro.
 
Confira aqui a íntegra do comparativo por Estado.

Portal CNM

Prefeitura do Estado da PB publica edital de concurso com 86 vagas

Remuneração de base varia entre R$ 788 e R$ 1.831,94. Inscrições começam dia 16 e podem ser feitas pela internet

Oferecendo 86 vagas em quatro níveis de escolaridade, a prefeitura de Areia lançou edital de concurso pública e começa a inscrever exclusivamente pela internet na quarta-feira (16). Uma parte das vagas, 21 ao todo, é destinada para a zona rural da cidade e 9 são exclusivas para pessoas com deficiência.

O edital completo com todos os detalhes está disponível pra download no site da empresa organizadora. A prova deve ser realizada no dia 8 de novembro.

Os salários variam entre R$ 788 e R$ 1.831,94, mas as cargas horárias são diferentes. O maior salário é oferecido para o cargo de professor, para uma carga horária de 30 horas semanais. Já para o cargo de médico clínico geral, a remuneração oferecida é de R$ 788 mais gratificações para um plantão de 24 horas.

As taxas de inscrição variam entre R$ 40 e R$ 90, de acordo com o nível de escolaridade do cargo com a vaga pleiteada.

Além de de questões de língua portuguesa, o conteúdo da prova também inclui Noções de Administração Pública, Conhecimentos Gerais e Específicos. Os candidatos às vagas de músico ainda vão passar por provas práticas e seis outros cargos, por provas de títulos.

G1 PB

Prefeitura de Caiçara lança edital para concurso público

Cuité Pb online | 10:44 | 0 Comentários


A Prefeitura de Caiçara lançou nesta quarta-feira, 09 de setembro, o edital de concurso público com 49 vagas para nível fundamental, médio e superior para preenchimento das vagas e mais 18 de cadastro de reserva com remunerações que variam de R$ 788,06 a R$ 4.000 (médico).

Os candidatos podem se inscrever entre os dias 08 de setembro e 08 de outubro, somente pela internet no site www.advise.net.br .

São oferecidas vagas para eletricista (1), gari (4), merendeiro (4), tratorista (2), vigilante (3), auxiliar de serviços gerais (8), agente administrativo (3), agente de combate às endemias (4), assistente de consultório dentário (1), motorista - categoria D (3), professor (mag classe A) (3), técnico em enfermagem (3), enfermeiro plantonista (3), médico (3), odontólogo (2), professor (mag classe B – ciência) (1), professor (mag classe B-matemática) (1).

A aplicação da prova objetiva está prevista para o dia 13 de dezembro e será realizada na cidade de Caiçara. O local e horário de realização das provas serão disponibilizados no site da advise no dia 3 de novembro.


Outras informações podem ser obtidas no site da Prefeitura www.caicara.pb.gov.br


Ascom

Agentes frustram tentativa de fuga na Cadeia de Cuité

Cuité Pb online | 19:58 | 0 Comentários

Os agentes penitenciários da Cadeia Pública de Cuité, Curimataú paraibano, evitaram uma fuga de presos no início da noite desta quarta-feira (09), por volta das 18h. Os apenados tentaram fugir por um buraco no teto da cela.

De acordo com informações, a cela era ocupada por cerca de 20 presos. Ao perceber um movimento suspeito, os agentes chamaram a polícia e entraram no local, onde descobriram o buraco que seria usado para a fuga.

Os presos foram retirados do local e os policiais realizaram uma revista. Na cela foram encontrados aparelhos celulares e droga.

Blog do Flávio Fernandes