Biblia Online

programa Ligação Gospel

sexta-feira, 26 de junho de 2015

Dilma deixa 22 cidades da Paraíba sem recursos para combate à seca

Presidente argumentou que sua inclusão não considerou as questões climáticas e as diretrizes de política de desenvolvimento regional
Elza Fiúza/ Agência Brasil
Presidente Dilma Rousseff
O dispositivo que pretendia incluir 22 municípios paraibanos e outras 52 – sendo 20 em Alagoas e 32 no Ceará – cidades do Nordeste ao Semiárido, beneficiado pela Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), foi vetado pela presidente Dilma Rousseff (PT). O dispositivo estava na Medida Provisória 668/15, que resultou na Lei 13.137/15.
Além de serem beneficiados pela Sudene, a inclusão na área do Semiárido possibilitaria aos municípios o uso de créditos dos bancos com o Fundo de Compensação de Variações Salariais (FCVS) para a quitação de dívidas com o governo; e o uso de créditos do Regime Especial de Reintegração de Valores Tributários para as Empresas Exportadoras (Reintegra) por empresas com dívidas com a União.

A presidente argumentou que sua inclusão não considerou as questões climáticas e as diretrizes de política de desenvolvimento regional, podendo provocar ainda elevação de despesas com impacto no Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE).

O deputado paraibano e relator da MP na Câmara, Manoel Junior (PMDB-PB) lamentou os veto: “A questão dos municípios, eu lamento profundamente, porque nós tínhamos um período de dez anos em que os municípios não poderiam ser inseridos (na Sudene). Nós temos um estudo profundo da Sudene para a inclusão desses municípios e, efetivamente, esses municípios ficarem de fora é muito ruim", disse.

O presidente da Federação dos Municípios da Paraíba, Tota Guedes, apelou para que os deputados federais paraibanos tentem reverter com a presidente a decisão de vetar o dispositivo. 

“Eu acho que está havendo um grande equívoco da presidente. São municípios que estão em situação de emergência. O que acredito que esteja acontece é a falta de informação. Eles acham que o município na região não está sofrendo com a estiagem, o que é um grande engano. Todos eles estão sofrendo, tem município que até o abastecimento da cidade já está em colapso total. Os deputados têm que procurar sensibilizar o governo federal para que esse veto seja reconsiderado pela presidência da república”, pediu.

A MAIOR AMBIÇÃO DO SER HUMANO É DESEJAR COLHER OS FRUTOS DAQUILO QUE NUNCA PLANTOU


2012 foi um ano difícil pelas crises nas prefeituras de todo o país. Foi ano de eleição e as sequelas deixadas pela reeleição deixaram feridas expostas e não cicatrizadas. 2016 será o ano da redenção, são 5.570 municípios que concorrerão ao pleito. Neste período, em detrimento as más práticas dos gestores brasileiros algumas delas já tiveram duas ou mais eleições, outra teve 21 eleições, o município no interior do Piauí. Quem entra no poder, mal senta na cadeira e já pensa no próximo mandato. Compras de votos, peculato, fisiologismo, clientelismo/assistencialismo fazem parte de um sistema podre e sem jeito. Que o povo brasileiro tenha o discernimento e o respeito de denunciar tais práticas. Quem vende o voto não vale o valor que lhe pagam. A maior ambição do ser humano é desejar colher os frutos que nunca plantou. 

Postado por  ALEX BARBOSA.  

terça-feira, 23 de junho de 2015

PREFEITO CARLINHOS REÚNE ASSOCIAÇÕES NA ACADEMIA DA SAÚDE




PREFEITO DE SOSSEGO REÚNE PRESIDENTES DE
ASSOCIAÇÕES DO  MUNICÍPIO PARA TRATAR DE
ASSUNTOS RELATIVOS A  PROLONGADA SECA

Na amanhã desta terça-feira, 23, o prefeito Carlinhos, do Município de Sossego, manteve encontro com todos os presidentes de Associações visando entendimento para a confecção da Carta de Sossego com relação a prolongada estiagem na região causando problemas sociais. Nove (9) presidentes e representantes compareceram a reunião.

O objetivo, segundo o prefeito Carlinhos, foi ouvir atentamente todos os representantes de associações com relação a prolongada estiagem na região, situação que vem causando sérios problemas sociais e econômicos.”Não tinha outra solução, senão convocar todos presidentes de associações e ouvir deles os problemas”, disse o prefeito Carlinhos.  

Na  oportunidade o prefeito Carlinhos, assessorado por Manoel Tavares, apresentou uma série de prioridades do Governo Estadual no sentido de oferecer aos Municípios  metas que venham amenizar o problema da falta d`água na Região. “A meta governamental é produzir meios de amenizar a situação na Região”, disse o prefeito Carlinhos.

DEISÃO

Reunidos no Salão Nobre da Academia da Saúde, centro de Sossego, 9 (nove) presidentes e representantes de Associações compareceram à reunião. O prefeito Carlinhos primeiramente deu explicações sobre a convocação e mostrou a relação de prioridades do Governo Estadual para os Municípios e, em seguida, nominar as prioridades de Sossego.

As prioridades elencadas pelos representantes de Associações, por unanimidade, foram as seguintes:
a.     Forragem/Ração – 5 mil quilos
b.    Dessalinizador  – 2, em locais à serem definidos
c.     Poço artesiano – 10, em locais à serem definidos
d.    Caixa D`água – 5, em locais à serem definidos
e.     Barragem subterrânea com cacimbão – 30
f.       Carro-pipa – 2
g.     Cisterna – enxurrada 7 de 50 mil litros, calçada 30 de 50 mil litros
h.    Filtro de barro – 100

Antes do encerramento da reunião o prefeito Carlinhos agradeceu a presença de todos e comunicou que as reivindicações elencadas serão catalogadas e mostradas em reunião na próxima sexta-feira, 27, na cidade de Picuí, com representantes do Governo do Estado. “Espero que as nossas reivindicações sejam atendidas, pois o problema é sério e precisa que o Governo nos ajude”, disse o prefeito Carlinhos encerrando a reunião.

Participaram da reunião os presidentes e representantes das seguintes Associações:
1 – Assentamento Padre Assis – Vânia da Guia Santos Pereira (Presidente)
2 – Emater - Humberto Melo
3 – Igreja Católica – Eduardo Vieira
4 – Assentamento Santo Antonio (Timbaúba) – Luiz Vitor (Presidente)
5 – Assentamento Padre Assis – João Alexandrino (Associado)
6 – Comunidade Bonsucesso – Antonio José de Lima (Presidente)
7 – Comunidade Bonsucesso – Maria Jose da Costa Lima (Associada)
8 – Comunidade São Miguel – Gilmar Santos (Presidente)
9 – Assentamento São Luiz – Inácio da Silva Santos (Presidente).


(Matéria & Fotos P/P Adamastor Chaves) 


sexta-feira, 19 de junho de 2015

GINCANA ENCERRA SEMESTRE NAS ESCOLAS DO MUNICÍPIO E ESTADO EM SOSSEGO



ESCOLAS DO MUNICÍPIO E DO ESTADO EM SOSSEGO
ENCERRAM SEMESTRE COM  GINCANA  EDUCATIVA



Manhã de festa das Escolas Manoel Delmiro Ferreira, do Município de Sossego, e Luiza de Oliveira Melo, do Estado da Paraíba, hoje, 19, no Ginásio de Esportes “Sergimazão”, centro da cidade de Sossego. A gincana, incluída nas comemorações de encerramento do primeiro semestre de ensino no Município, foi o ponto alto com brilhantes participações dos grupos, 1, 2 e 3, representando as instituições de ensino.

Sob o comando cerimonial do Professor Esdras Ferreira e a junta julgadora composta Carlinhos (prefeito), Vanuza da Paz (secretária de Saúde), Fabiana de Jesus (Diretora da Escola Luiza de Oliveira Melo), Manoel Tavares (Assessor do Prefeito), Daniele (diretora do Colégio Estadual), todas as atividades devidamente programadas para a manhã festiva foram realizadas com sucesso absoluto.

Ao final, depois de brilhantes apresentações e cumprimentos das obrigações inseridas na Gincana, foram distribuídos brindes e entrega de premiação aos vencedores da competição educativa e diplomas  aos alunos sosseguenses classificados nas Olimpíadas Brasileiras de Astronomia e Matemática. Foram premiados e diplomados, os seguintes alunos:
Ana Beatriz, 7º Ano B, 1º lugar em Matemática
Débora Eduarda, 2º lugar em Matemática
Késia Costa, 3º lugar em Matemática
William Caio, 1º lugar nível 1 em Astronomia
Andréia da Silva, 2º lugar nível1 em Astronomia
Asdros da Silva, 3º lugar nível 1 em Astronomia
Lourival Pessoa, 1º lugar nível 2 em Astronomia
Samuel Macedo, 2º lugar nível 2 em Astronomia
Erivaldo Queiroz, 3º lugar nível 2 em Astronomia.

Encerrando a programação festiva foi entregue a premiação aos grupos classificados em 1º, 2º, e 3º lugares na Gincana Educacional Estudantil. A Classificação foi a seguinte:

1º lugar, com 2.435 pontos, o Grupo 2. Troféu foi entregue pelo prefeito Carlinhos.
2º lugar, com 1.865 pontos, o Grupo 1. Troféu entregue pela Secretária de Saúde Vanuza da Paz Medeiros.
3º lugar, com 1.575 pontos, o Grupo 1. Troféu entregue pela Vereadora Valdete Lucena.

Agradecendo a presença de todos e elogiando o brilhantismo da festa educativa, bem como parabenizando os participantes, o prefeito Carlinhos disse que não existe vencedor nem vencido quando a disputa é pelo crescimento educacional, mesmo tratando-se de Olimpíadas bastante difíceis como Matemática e Astronomia."Numa disputa para obtenção de mais conhecimentos, não existe vencedor nem perdedor. Todos ganham e vocês, jovens classificados nas Olimpíadas de Matemática e Astronomia, estão de parabéns. Vocês nos orgulham demonstrando conhecimentos", disse o prefeito Carlinhos.
(Matéria & Fotos P/P Adamastor Chaves)





















quinta-feira, 18 de junho de 2015

FESTA MATUTA NA NOVA CRECHE DE SOSSEGO



NOVA CRECHE DE SOSSEGO ENCERRA O
SEMESTRE LETIVO COM FESTA MATUTA


Na manhã desta quinta-feira, 18, a Nova Creche de Sossego, recentemente inaugurada, realizou a Festa de Encerramento Das Atividades do primeiro semestre escolar/2015. A diretoria Verônica, com apoio integral dos professores, professoras e funcionários proporcionou aos pais, crianças, familiares e convidados uma manhã festiva na roça com entretenimentos juninos, apresentações, danças e lauto lanche ao final das festividades.

O prefeito Carlinhos foi representado pela Secretária de Administração, Luzineide Oliveira, e a Secretária de Educação, Cleide Mello, em viagem ao Estado da Bahia, esteve representada por Roselândia, Presidente do Conselho do Menor e do Adolescente de Sossego.

Antes da liberação do lanche aos presentes, a diretora da Creche, Verônica Macedo, agradeceu aos presentes e apoios recebidos para o êxito da festa de encerramento das atividades escolares na cxreche. "Quero agradecer a todas as crianças, os pais, os professores, professoras, funcionários, secretária de educação e o prefeito Carlinhos pelo apoio a nossa festinha matuta de encerramento do semestre letivo da creche", disse a diretora Verônica Macedo.

PROGRAMAÇÃO

Com bastante brilhantismo, beleza e graça das crianças integradas às festividades matutas, todas as evoluções foram realizadas e delirantemente aplaudidas pelo grande número de pais, parentes, amigos e convidados presentes ao rol de entrada da Creche, local onde foram desenvolvida todas as apresentações matutas.

DESFILE DA RAINHA DO MILHO – Paola Sales, Anny Ramily  e Julia Louise  desfilaram garbosamente, vestidas à rigor matuto. Ao final da festa houve o desfile das três candidatas e, por aplausos, Paola Sales foi eleita a Rainha do Milho, Anny Jamily eleita Princesa e Julia Louise a segunda princesa.

DANÇA DOS BALÕES – Complicada pela idade dos participantes, mas, com muita habilidade das professoras foi realizada a Dança dos Balões, ficando o titulo com a dupla Charles e Edson.

PULA FOGUEIRA – Dança de roda onde as crianças simulavam o pula-pula nas fogueiras. Bastante coordenadas a apresentação ganhou a simpatia do público e as crianças foram bastante aplaudidas.

CORRIDA DO SACO – Precisou habilidade para concorrer a Corrida do Saco. Foi uma apresentação apenas demonstrativa, com participações de nove crianças.

DANÇA DAS CADEIRAS – Sem disputa, apenas causando o último lugar a criança que ficou sem a cadeira no final da apresentação.

ASA BRANCA – Reunidas círculo crianças e professores dançaram a música Asa Branca, acompanhadas pelos presentes cantando o sucesso de Luiz Gonzaga.

LANCHE – No final, após a última apresentação foi liberado o lanche para todos, indistintamente.

(Matéria & Fotos P/P Adamastor Chaves)














segunda-feira, 15 de junho de 2015

Cagepa divulga novo plano de racionamento de água nas localidades atingidas pela estiagem na Paraíba


Resultado de imagem para racionamento de água

Começa a vigorar nesta semana o novo plano de racionamento de água nas cidades abastecidas pelo açude Epitácio Pessoa (Boqueirão). De acordo com a Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa), a suspensão programada no abastecimento subirá de 36 para 60 horas semanais, nas cidades de Campina Grande, Barra de Santana, Caturité, Queimadas, Pocinhos, Lagoa Seca, Matinhas, São Sebastião de Lagoa de Roça, Alagoa Nova, Distrito de São José da Mata, Distrito de Galante e povoado de Jenipapo. O racionamento terá início às 17h do sábado até as 5h da terça-feira. Já as cidades de Caturité, Barra de Santana e Pocinhos só serão abastecidas três dias por semana.

De acordo com o presidente da Cagepa, Marcus Vinícius Neves, com esta mudança no cronograma de abastecimento de água, o sistema integrado do Cariri também será submetido ao racionamento, com 36 horas de paralisação nos municípios de Boqueirão, Juazeirinho, Seridó, Pedra Lavrada, Cubati, Olivedos, Boa Vista, Soledade, Cabaceiras, Sossego e o distrito de São Vicente do Seridó. Nessas localidades, o racionamento inicia às 18h do sábado e vai até as 6h da segunda-feira.

Com a estiagem prolongada na região e precipitações insuficientes para recarga do volume da barragem nos últimos meses, a decisão pela intensificação do racionamento foi necessária, segundo os estudos de análise feitos pela Cagepa.

O diretor de Operação e Manutenção da Cagepa, José Mota Victor, acrescentou que o novo plano de racionamento vai possibilitar um ganho de abastecimento de 42 dias, prorrogando a sobrevivência da barragem até 9 de maio de 2017.

sábado, 13 de junho de 2015

Dilma defende petróleo e diz que economia vai melhorar

Presidente faltou sobre temas importantes que vêm preocupando a população brasileira como crise, inflação e ainda sobre serviços básicos como saúde e educação
Elza Fiúza/ Agência Brasil
Presidente Dilma Rousseff
A presidente Dilma Rousseff (PT) disse na madrugada deste sábado (14), em entrevista na TV, que o Brasil voltou a bater recorde na produção de petróleo. Além da Petrobras, Dilma Rousseff falou sobre saúde e educação e se manteve otimista quanto à economia do País.

Leia mais sobre Política no Portal Correio

Sobre a situação dos hospitais brasileiros, ela reconheceu os problemas, mas lembrou que há perspectiva de redução deles, com a implantação das políticas de saúde básica, ou seja, com a criação das Unidades de Pronto Atendimento (UPAS) e as Unidades Básicas de Saúde da Família (USFs), espalhadas nos bairros, garantindo a prevenção e a descentralização dos atendimentos dos hospitais.

Em relação à educação, a presidente citou os cerca de 1 milhão de estudantes que estão ingressando no ensino superior só neste ano. Ela analisou que esses números eram registrados em governos anteriores ao dela durante todo um mandato.

Quanto às críticas que vem recebendo, ela disse que algumas são exageradas e "pegam pesado", mas reconheceu que fazem parte da vida pública.

Para a presidente, a crise e mundial e momentânea e para controlar a inflação que vem preocupando, o governo fará "imenso esforço" para ter a estabilidade de volta. Dilma se manteve otimista quanto à solução para os problemas atuais e garantiu que eles serão superados.

sábado, 13 de junho de 2015

PICUÍ PB: Viatura da polícia militar capota após "Ladeira das Onças"

Os policiais que se encontravam no veículo sofreram escoriações pelo corpo
Imagem compartilhada no WathsApp
Viatura capotou na manhã deste sábado (13)
Informações chegadas a redação do ClickPicuí dão conta que uma viatura da polícia militar capotou na manhã deste sábado 913), logo após a conhecidíssima “ladeira das onças”, quando seguia ao distrito de Santa Luzia do Seridó. O veículo é uma S10, pertencente a patrulha rural, lotada no posto policial do referido distrito.

O portal do ClickPicuí apurou que os dois policiais que se encontravam no veículo sofreram escoriações pelo corpo, mas nada de grave, apenas danos materiais.

Francisco Araújo

Delegado da Polícia Civil é baleado com três tiros enquanto dirigia carro na Paraíba

Segundo a polícia, o crime pode ter sido uma tentativa de homicídio

Reprodução/Uiraúna.net
Delegado foi levado pelo Samu para Cajazeiras
Um delegado da Polícia Civil foi baleado com três tiros, no Centro de Uiraúna (Sertão do estado, a 477 km de João Pessoa), na manhã deste sábado (13). Ele foi socorrido para o Hospital Regional de Cajazeiras, na mesma região.

De acordo com a polícia local, o delegado dirigia o carro dele pela cidade quando dois homens em uma moto se aproximaram e efetuaram os disparos. Para a polícia, o crime pode ter sido uma tentativa de homicídio.
Conforme o comandante  da rádio patrulhada 2ª Companhia de Polícia Militar, em Uiraúna, sargento Jonas, a polícia já identificou o suspeito de ter efetuado os disparos. Trata-se de um comerciante da cidade, que teria discutido com o delegado horas antes do crime, segundo relato de testemunhas. Um vídeo gravado por câmeras de segurança mostra o momento da briga. As imagens não foram divulgadas. Ainda de acordo com o sargento, o suspeito não foi localizado e a polícia ainda não sabe o que motivou a discussão.
Segundo informações repassadas pelo 6º Batalhão de Polícia Militar, em Cajazeiras, um carro foi encontrado abandonado na cidade de Orós, no Ceará, e existe a suspeita de que o veículo seja o mesmo usado pelos bandidos durante a fuga.  
Ao Portal Correio, a assessoria de comunicação do Hospital Regional de Cajazeiras informou que o estado de saúde do delegado é estável, mas inspira cuidados. Ele será transferido para  o Hospital de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, em João Pessoa, no helicóptero da Secretaria da Segurança e da Defesa Social (Seds). 
"No momento o paciente está entubado e desacordado. Ele chegou ao hospital consciente, mas a equipe médica optou por realizar esse procedimento devido à pressão que o paciente será submetido durante o voo. Porém, o estado de saúde dele é estável, apesar de ainda inspirar cuidados", disse a assessoria. 
A previsão era de que o paciente saísse de Cajazeiras por volta das 15h, mas faltou combustível no helicóptero e a aeronave precisou se deslocar até Juazeiro do Norte, no Ceará, para realizar o abastecimento. Devido ao imprevisto, o helicóptero só decolou com destino a João Pessoa por volta das 17h. Até as 18h15, o delegado não havia chegado à Capital. 
Violência contra policiais 
Nos últimos sete dias, quatro pessoas ligadas à Segurança foram alvo da ação de criminosos na Paraíba. No sábado (6), o cabo da Polícia Militar Ubirajara Moreira Dias foi assassinado a tiros durante assalto a um posto de combustíveis na cidade de Patos, Sertão do estado. Já na terça-feira (9), o sargento Josemberg da Silva foi mortodurante averiguação na cidade de Santa Rita, na Grande João Pessoa. O soldado que acompanhava o sargento ficou ferido.
Outros casos de violência contra policiais foram registrados neste ano no estado. Relembre todas as ocorrências.

terça-feira, 9 de junho de 2015

III CONFERÊNCIA DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE EM SOSSEGO




III CONFERÊNCIA MUNICIPAL DOS DIREITOS DA
CRIANÇA E DO ADOLESCENTE REALIZADA EM SOSSEGO

Com o tema Política e Plano Decenal dos Direito Humanos da Criança e Adolescente Fortalecendo Conselhos do Direito das Crianças e do Adolescente, foi realizado no dia 9 de junho, no Salão de Reuniões da Academia da Saúde de Sossego, o encontro para o fortalecimento do Direito da Criança e do Adolescente no Município.

A psicóloga Anna Raab, conferencista do evento, iniciou a sua fala dizendo que "é preciso o fortalecimento do direito da criança e do adolescente para que o eixo das obrigações sociais sejam satisfatórias na defesa de quem realmente precisa”.

Foi grande o numero de pessoas presentes na reunião, numa patente prova do quanto é importante o tema e direcionamento dos debates. O evento, segundo a Secretária de Ação Social, Jubaneide Alves, "foi prolongado até o início da tarde". Além da população, funcionários públicos municipais e estudantes, compareceram autoridades municipais como as secretárias de Educação Cleyde Melo, de Saúde Vanuza da Paz Medeiros, Finanças Ione Félix, Administração Luzineide Oliveira e o Chefe da Casa Civil Lindomar Gomes, representando o prefeito Carlinhos.

Na abertura do evento o professor de musica, Marcone Edson (violão) e o estudante de música, Vitor Gabriel (flauta doce), tocaram o Hino Municipal de Sossego recebendo calorosos aplausos. Disse o professor Marcone: “Esse jovem que se apresentou na abertura da Conferência, é fruto de um excelente trabalho que se faz no Serviço de Convivência de Fortalecimento de Vínculo formando jovens para a música. Todos viram e  ouviram a qualidade musical”, afirmou Marcone.

PROPOSTAS APROVADAS

Após participação da conferencista Anna Raab, a coordenação do evento formou cinco turmas para análises, apresentações e decisões de eixos referentes às propostas à serem apresentadas na Conferência Estadual que será realizada brevemente em João Pessoa.

Eixo 1 – Sensibilizar e mobilizar a sociedade na defesa do Estatuto da Criança e do Adolescente com total segurança das crianças nas escolas e participações dos pais em momentos de lazer.

Eixo 2 – Fortalecer a participação da sociedade no monitoramento e avaliação da política e do Plano Decenal dos Direitos da Criança e do Adolescente, como  também incentivando a prática esportiva e cultural com artes cênicas.

Eixo 3 – Fomentar a criação dos espaços de participações de crianças e adolescentes em Conselhos para adaptações de normas afins.

Eixo 4 – Propor estratégica de fortalecimento dos Conselhos dos direitos da Criança e do Adolescente criando organismo de trabalho para melhor adaptação da criança e do adolescente no seu meio e no meio social.

Eixo 5 – Articular o Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente com criação de oficinas, cursos de artes cênicas, música, audiências públicas, esporte e lazer na escola, incluindo participações dos pais em audiências públicas e lazer nas escolas.

(texto & Fotos/Adamastor Chaves)





segunda-feira, 8 de junho de 2015

Começam inscrições para o Sisu 2015.2; PB tem mais de 5,6 mil vagas em 129 cursos

Só pode se inscrever quem participou do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2014 e não zerou a prova de redação

Começam nesta segunda-feira (8) as inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu). O procedimento segue até quarta-feira (10) e só pode ser feito pela internet. Se inscreva aqui.

As instituições públicas de ensino superior da Paraíba têm mais de 5,6 mil vagas, em 129 cursos no estado. A maior quantidade de ofertas é da universidade Estadual da Paraíba (UEPB), onde há mais 2,4 mil vagas. A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) tem o menor número de vagas, 565. Veja aqui disponibilidade e calendário em todas as instituições da Paraíba.

Só pode se inscrever quem participou do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2014 e não zerou a prova de redação. As 5,6 mil vagas abertas na Paraíba são para o segundo semestre deste ano.

O Sisu é o sistema informatizado do Ministério da Educação, por meio do qual instituições públicas de ensino superior oferecem vagas a candidatos participantes do Enem.

Portal Correio

Paraíba sedia 3º Congresso Norte e Nordeste de Secretarias Municipais de Saúde

No total foram disponibilizadas três mil vagas para secretários, profissionais e estudantes da área da saúde.

A Paraíba sediará, de 09 a 12 de junho, no Centro de Convenções Poeta Ronaldo Cunha Lima, em João Pessoa, o 3º Congresso Norte e Nordeste de Secretarias Municipais de Saúde e a 1ª Mostra Norte/Nordeste de Experiências na Atenção Básica. O evento, organizado pelo Conselho de Secretarias Municipais de Saúde da Paraíba (Cosems-PB), em parceria com o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde, contará com a presença do ministro da Saúde, Arthur Chioro, o presidente do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), Fernando Monti, o governador da Paraíba, Ricardo Coutinho, entre outras autoridades. A solenidade oficial de abertura acontecerá às 17h30 da terça-feira (9).

No total foram disponibilizadas três mil vagas para secretários, profissionais e estudantes da área da saúde. O evento já conta com mais de dois mil inscritos, que durante quatro dias estarão reunidos para debater as práticas de Gestão do SUS, Governança Regional, Política de Atenção Básica, Fundações Estatais na Área da Saúde, dentre outros temas. Será abordado também o tema da XV Conferência Nacional de Saúde: “Saúde Pública de Qualidade para cuidar bem das pessoas”. As inscrições pelo site já foram encerradas, mas os interessados que ainda queiram participar podem se inscrever no local do evento.

Com o tema “Equidade na Gestão do SUS para a redução das desigualdades regionais”, o congresso será um espaço de debate com a finalidade de ampliar o entendimento das equipes gestoras do SUS sobre as políticas públicas, com foco no enfrentamento das desigualdades regionais, e defender os princípios basilares dessa política inscritos na Constituição Federal, mostrando a saúde como direito de cidadania. O evento contará com um stand da Secretaria de Estado da Saúde (SES). O poeta paraibano Jessier Quirino será a atração principal da cerimônia de abertura.

De acordo com a presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde da Paraíba (Cosems-PB), Soraya Galdino, a realização desse congresso na Paraíba traz, além de oportunidades, grandes responsabilidades. “A oportunidade de defender intransigentemente os direitos fundamentais dos cidadãos e cidadãs das regiões Norte e Nordeste, com clareza e a certeza de que temos essa missão na construção do sistema de saúde brasileiro. De início pensávamos em um evento pequeno, que tomou uma grande dimensão. Além do ministro da Saúde, do presidente do Conasems e do governador da Paraíba, contaremos com a presença dos governadores de todas as 27 unidades federativas do país, ou seja, os governadores dos 26 estados e do distrito federal estarão presentes no congresso”, disse.

A secretária estadual de Saúde, Roberta Abath, frisou a relevância da realização do congresso na Paraíba. “Esse evento tem como relevância não só para o Brasil, mas para as Américas, na condução da saúde pública de forma integral. Estarão presentes todas as representações da saúde nas três esferas de gestão, de forma tripartite, os Conselhos Formais Deliberativos e a Organização Pan-Americana de Saúde. Pela primeira vez no Brasil, a Paraíba recebe, num ano em que se configura como o maior desafio a ser ultrapassado para a saúde, os representantes e dirigentes da saúde em todos os âmbitos federativos. Espera-se, de forma unificada e integral, a busca de soluções para as fragilidades enfrentadas. Que o sol que nasce primeiro em todas as Américas possa clarear e iluminar as soluções esperadas para todos os brasileiros, que clamam por uma saúde humanizada”, concluiu Roberta Abath.

Secom PB