Biblia Online

programa Ligação Gospel

quinta-feira, 30 de abril de 2015

PREFEITURA DE SOSSEGO PAGA SEGUNDA PARCELA DO SEGURO SAFRA

PREFEITURA DE SOSSEGO PAGA 
2ª PARCELA DO SEGURO SAFRA 



A Prefeitura Municipal de Sossego, no cumprimento de suas obrigações contratuais, pagou, no dia de hoje, 30 de abril de 2015, junto a Caixa Econômica Federal, Boleto Bancário 10495.1721036000.10004400000.581207264150000322824, a importância de R$ 3.228.24 (TRÊS MIL DUZENTOS E VINTE E OITO REAIS E VINTE E QUATRO CENTAVOS), em favor do Ministério do Desenvolvimento Agrário – MDA, referente a segunda parcela do Seguro Safra, período 2014/2015, cujo valor total é R$ 19.369.44 (DEZENOVE MIL REZENTOS E SESSENTA  E NOVE REAIS E QUARENTA E QUATRO CENTAVOS) à ser pago em 6 (seis) parcelas iguais. 

(Matéria P/P Adamastor Chaves)

quarta-feira, 29 de abril de 2015

UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE NO ASSENTAMENTO SÃO LUIZ

Porta de vidro, de entrada, da Unidade Básica de Saúde Isaura Florentino da Costa (Lica) no Assentamento São Luiz,


PREFEITURA HOMENAGEIA "LICA" DANDO 
NOME A UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE NO
ASSENTAMENTO SÃO LUIZ EM SOSSEGO


Duas obras foram construídas muito próximas no Assentamento São Luiz, zona rural do Município de Sossego (veja nas fotos). No governo municipal de 2000 à 2008 a comunidade de São Luiz ganhou um Posto Médico que nunca foi utilizado pelo corpo médico dada a incapacidade de servir como local de atendimento à saúde. Pouco espaço, redondo, sem higiene e nenhum conforto para profissionais da medicina e pacientes (foto).

Mudando de governo em 2009 a atenção aos moradores locais ficou patente. As vias de acesso tiveram substanciais melhoras. A assistência médica, em especial, passou à ter prioridade. A melhor condição de vida voltou à ser respeitada. Investimento foi feito no sentido de oferecer o que realmente merece a população: saúde de qualidade. Convênios foram feitos e foi construído um prédio abrigar pacientes, médicos e assistentes.

O destino quis que a Unidade Básica de Saúde – UBS -  dotada de todos os meios para melhor atender pacientes à procura de assistência médica. Salas confortáveis, gabinetes médicos, rol de espera, farmácia, gabinete dentário, lavabos em todas as salas. A diferença é grande, se comparada ao prédio construído em gestão anterior, hoje servindo apenas como “criadouro” de maribondos, lagartixas e morcegos. As fotos não mentem.

INAUGURAÇÃO

Como parte da programação de festividades do 21º Aniversário de Emancipação Política do Município de Sossego, a Unidade Básica de
Saúde do Assentamento São Luiz, zona rural de Sossego, foi a quarta obra inaugurada pelo prefeito Carlinhos, depois da entrega dos prédios da Creche Pró-Infantil para 200 crianças, a UBS da cidade, e a Academia da Saúde que irá beneficiar a população carente de atividades físicas.

A entrega do prédio para utilização da assistência à saúde na comunidade São Luiz e adjacência, aconteceu em grande estilo. O prefeito Carlinhos e todos os secretários  - Vanuza da Paz Medeiros (Saúde), Lindomar Gomes (Casa Civil), Ione Félix (Finanças), Jubaneide Alves (Ação Social), Neide Oliveira (Administração). Presentes os vereadores Vamberto Lucena e Nilson de Jaime. Ambos elogiaram a obra e sua utilidade na saúde local.

Diante de toda comunidade local, visitantes e pessoas convidadas, além da Banda Fanfarra Famas, que deu um show musical de evoluções coordenadas, e da família da homenageada Isaura Florentino da Costa (Lica) com o nome da Unidade de Saúde, o prefeito Carlinhos disse da imensa satisfação em entregar a Unidade de Saúde, principalmente por ter o nome da saudosa Isaura Florentino, a Lica lembrada por todos.

“Mesmo com a vivência em grandes emoções, não tenho como evitar o sentimento emotivo nesse momento. Estamos homenageando a saudosa Isaura Florentino da Costa, inesquecível Lica que tanto lutou pela saúde nesta região, mas que Deus a levou deixando a saudade entre todos nós, pois aqui estão seus familiares. Por ironia do destino dois prédios estão próximos, onde um será muito útil e o outro nunca teve utilidade”, disse.


(Matéria & Fotos P/P Adamastor Chaves)
Portão de entrada ao prédio da UBS do Assentamento São Luiz, zona rural de Sossego
Fita simbólica de inauguração, momentos antes do corte pelo prefeito Carlinhos e a Secretária de Saaúde, Vanuza da Paz
Rolde entrada a Unidade de Saúde "Isaura Florentino da Cosa - Lica, no Assentamento São Luiz.
Lavatórios para a higiene inicial antes do atendimento médico, localizado no rol de entrada do prédio.
 Fanfarra Famas, sob o comando do Maestro Zezinho, abrilhantou a festa de inauguração da UBS no Assentamento São Luiz
Beleza, charme, elegância e qualidade musical, faz da Fanfarra Famas, de Sossego, uma das melhore Bandas da Região.
Momento exato da chegada da Banda Fanfarra Famas ao local da festividade de inauguração da UBS em São Luiz.
Parte frontal da Unidade Básica de Saúde do Assentamento São Luiz
Pessoas chegando para o ato de inauguração da Unidade Básica de Saúde no Assentamento São Luiz, em Sossego
Bate-papo antes da inauguração. De costas Severino Bernardo, de frente Prof. Didi, vereador Nilson de Jaime e Jonas.
Todos ouvindo atentamente explicações do Prof. Didi.
Faixa dando boas vindas aos visitantes e convidados para a inauguração da UBS no Assentamento São Luiz, em Sossego.
Detalhe da placa denominada "Isaura Florentino da Cosdta", homenagem prestada a "D. Lica", enfermeira na região.
Foto do Posto de Saúde construído até 2008, comparado a Unidade Básica de Saúde, edificada depois de 2009

quinta-feira, 23 de abril de 2015

AUDIÊNCIA PÚBLICA DA EDUCAÇÃO EM SOSSEGO


BASTANTE CONCORRIDA A AUDIÊNCIA
PÚBLICA REALIZADA PELA SECRETARIA
DE EDUCAÇÃO E CULTURA DE SOSSEGO

Prefeito, vereadores, secretários, funcionários, professores, pedagogos, estudantes, presidentes de associações e parte da população compareceram, discutiram e aprovaram metas e estratégias do Plano Municipal de Educação no Município de Sossego, em audiência pública realizada na tarde de quinta-feira, 22, no Plenário da Câmara Municipal.

Depois de reunidos, divididos em grupos para análise e emendas nas metas e estratégias previamente elaboradas pelo Presidente do Conselho de educação, professor Carlos Antunes, teses foram discutidas e parte aprovadas, em primeira reunião, ficando para o próximo dia 28, às 09:00 horas, no mesmo local a complementação da Audiência Pública.

Elaboradas 15 (quinze) metas para análises e discussões de 73 (setenta e três) estratégias, os presentes  aprovaram as 6 (seis) primeiras e suas estratégias, fizeram emendas ou complementações, mas todas com o objetivo de dar ênfase ao ensino púbico municipal. A reunião para audiência pública teve a abertura da Secretária de Educação Cleyde Melo.

Dando sequência ao encontro público o professor Carlos Antunes assumiu o comando da exposição de metas e estratégias, dividindo grupos de estudos e definições para, na continuidade, levar ao plenário a discussão e aprovação das metas e estratégias à serem implantadas na metodologia de ensino inserida no Plano Municipal de Educação.

As metas de estudos para implantações no PME, divididas em número de 15 (quinze), mas que apenas 6 (seis) foram analisadas com as respectivas estratégias, ficando as demais para a segunda reunião marcada para o dia 28 de abril às 09:00 hora, no mesmo local, foram as seguintes:

Meta 1 – Universalizar, até 2016, a educação infantil na pré-escola para as crianças de 4 (quatro)  a 5 (cinco) anos de idade e ampliar a oferta de educação infantil em creche. Estratégias: a) reordenar espaços existentes..., b) buscar parcerias..., c) oferecer cursos de capacitação..., d) mapear quadro de professores..., e) promover formação inicial e continuada de professores da educação infantil.

Meta 2 – Universalizar o ensino fundamental de 9 (nove) anos para toda a população de 6 (seis) a 14 (quatorze) anos. Estratégias: a) buscar parcerias..., b) construir programas articulados..., c) criar comitê de articulação..., d) criar estratégias que envolva família..., d) envolver entidades culturais..., e) exigência de 75% de freqüência e média no rendimento escolar.

Meta 3 – Universalizar, até 2016, o atendimento escolar para a população de 15 (quinze) a 17 (dezessete) anos e elevar o período de vigência no PME. Estratégias: a) estabelecer parcerias..., b) ceder espaço físico para construção de unidade escolar..., c) oferecer, regularmente, transporte.

Meta 4 – Universalizar para a população de 4 (quatro) a 17 (dezessete) anos atendimento especializado para alunos com deficiência, transtornos globais, superdotação, etc. Estratégias: a) implantar, até 2016, salas de recursos multifuncionais..., b) capacitar professores..., c) garantir, até 2017, em todas as salas de aula presenças de psicólogo e pedagogo.

Meta 5 Alfabetizar todas as crianças, no máximo, até o final do 3º (terceiro) ano do ensino fundamental. Estratégias: a) fortalecer o PNAIC..., b) oferecer formação para professores alfabetizadores..., c) oferecer escola em tempo integral..., d) desenvolver estratégias pedagógicas..., e) criar programas para alunos na Escola do Campo..., f) capacitar professores para trabalhar com alunos do campo..., g) reduzir em 50% as turmas multisseriadas até o 5º ano de vigência no PME ,e em 100% até o seu final.

Meta 6 – Oferecer educação em tempo integral em, no mínimo, 50% (cinqüenta por cento) das escolas públicas. Estratégias: a) transformar, até 2016, a Escola Manoel Delmiro Ferreira, em escola de tempo integral..., b) dotar a escola Manoel Delmiro de Sala de Professores, Biblioteca, Sala de Diretoria, Sala de Coordenação, Sala de Recursos e Sala de Informática..., c) reformar, até 2017, o prédio onde atualmente funciona a EEEFM José Vitorino de Medeiros..., d) reformar escolas nas 4 (quatro) unidades de Assentamentos rurais e dotá-las de área de lazer..., e) promover ações culturais e esportivas.

Por exigüidade de tempo e necessidade de outro encontro, de comum acordo apenas 6 (seis) metas e estratégias foram analisadas, aprovadas e introduzidas emendas, ficando as demais 7,8,9,10,11,12,13, 14,15,16 e 17 para ao encontro marcado dia 28, no mesmo local, às 09:00 horas.

No primeiro encontro da Audiência Pública, marcaram presenças e assinaram o livro de registro (Ata), Carlos Antonio Alves da Silva (prefeito Constitucional do Município), Cleyde Melo (Sec. Educação), Vanuza da Paz Medeiros (Sec. de Saúde), Josineide Oliveira (Sec.Administração), Ione Félix (Sec. Finanças), Lindomar Gomes (Sec. de Gabinete do Prefeito), vereadores Valdete Lucena (presidente da Câmara), José Iraildo e Emanuel Azevedo, Carlos Antunes (Presidente do Cons. de Elaboração do PME), professores, estudantes, coordenadores pedagógicos, presidente e membros do Conselho Tutelar, Elinaldo Ferreira (Presidente da Ass. Zumbi dos Palmares), Eduardo Vieira (Presidente das Associações de Sossego), estudantes, funcionários municipais e convidados.
















(Matéria & Fotos P/P Adamastor Chaves) 

segunda-feira, 20 de abril de 2015

OD E PROCASE FAZEM REUNIÃO EM SOSSEGO



DIRIGENTES DO "OD E PROCASE" PARTICIPARAM DE REUNIÃO COM
OS AGRICULTORES E PRESIDENTES DE ASSOCIAÇÕES EM SOSSEGO

Na manhã desta segunda-feira, 20, membros do OD – Orçamento Democrático da Paraíba – e do PROCASE – Projeto de Desenvolvimento sustentável do Seridó, Cariri e Curimataú se reuniram com agricultores e presidentes de associações de Sossego tratando de assuntos relativos a entrega de propostas de fortalecimento das associações rurais para a Audiência Pública programada pelo OD/PB para o dia 15 de maio em Cuité, às 7 horas, no Ginásio de Desporto local.

Segundo os representantes do OD, Juliano e Walison, e do PTOCASE, Carlinhos e Elvira, o encontro foi bastante proveitoso com agricultores e representantes de entidades de classe do Município de Sossego. O encontro aconteceu no Plenário da Câmara Municipal de Sossego, devidamente cedido pela presidenta da Casa, vereadora Valdete Lucena. Luiz Vitor, Carlos, Arlindo, Zé Miúdo, Rejane, Eduardo Vieira, Zé Careca e outros participaram do evento e garantiram presenças em Cuité, dia 15 de maio.

Segundo o Diretor de Agricultura do Município de Sossego, Eduardo Vieira, a vinda do pessoal do OD e do PROCASE até os agricultores e presidentes de Associações, foi muito importante. “Mesmo na atual situação de  estiagem, mas com esperança de chuvas, foi levantada idéias de fortalecimento na caprinocultura, ovinocultura e psicultura em nosso município. Esse Projeto é muito importante e, bem aplicado, irá desenvolver esses setores em nossa região”, disse Eduardo Vieira.

(Matéria & Fotos P/P Adamastor Chaves)

quinta-feira, 16 de abril de 2015

PROGRAMAÇÃO FESTIVA DE SOSSEGO





PROGRAMAÇÃO FESTIVA DOS 21 ANOS 
DE EMANCIPAÇÃO POLÍTICA DE SOSSEGO



As festividades comemorativas aos 21 Anos de Emancipação Política do Município de Sossego começam na sexta-feira, com a realização da Santa Missa, às 19h30m na Igreja de Santo Antonio. As festividades prosseguem sábado, domingo e segunda-feira, com a seguinte programação:

Dia 24 – 6ª feira
19h00 - Santa Missa na Igreja de Santo Antonio

Dia 25 – Sábado
16h00 – Jogo entre Casados e Solteiros, no Estádio Biduzão
18h00 – Apresentação da Banda Fanfarra na Rua Dr. Manoel Casado
19h00 – Culto Evangélico o centro da cidade em palanque armado
20h30 –Corte do Bolo de 21 metros nas proximidades do Palanque de Shows.

Dia 26 - Domingo
05h00 – Alvorada Musical com a Banda Fanfarra
07h00 – Hasteamento das Bandeiras do Brasil, Paraíba e Sossego
07h30 – Início dos serviços de saúde à população no Centro de Saúde Pedro Vieira
15h00 – Inauguração da Nova Creche
15h30 – Inauguração da UBS – Unidade Básica de Saúde - da cidade
16h00 – Inauguração da Academia da Saúde com coquetel e apresentações folclóricas.
21h00 – Início do Show Musical com as bandas Encant`us, Forró de Cabra Bom e Gamadões do Forró

Dia 27 – 2ª feira
15h00 - Inauguração da UBS – Unidade Básica de Saúde – do Assentamento São Luiz.

Por Decreto do Prefeito de Sossego, Carlos Antonio Alves da Silva (Carlinhos), a data das festividades comemorativas ao 21º Aniversário de Emancipação Política do Município, que seria no dia 29 de abril, data oficial, foi antecipada para o dia 26, domingo, e decretado feriado municipal no dia 27, 2ª feira. Nas fotos membros da Comissão Festiva reunidos para elaboração da programação de aniversário da cidade.


 (Matéria & Fotos P/P Adamastor Chaves)

quinta-feira, 2 de abril de 2015

PÁSCOA NA ESCOLA MUNICIPAL E CRECHE DE SOSSEGO




ESCOLA MUNICIPAL E CRECHE DE SOSSEGO
COMEMORAM PÁSCOA COM ESTUDANTES


A Secretaria de Educação do Município de Sossego reuniu na manhã de quarta-feira, 1o. de abril de 2015, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Manoel Delmiro Ferreira, as equipes de professores, e pedagógica, diretores escolares, estudantes, pessoal de apoio, funcionários para comemoração da Páscoa, juntamente com as crianças da Creche "Criança Feliz.

Palestras com o Pastor Marcelino, da Assembleia de Deus, e com o Presbítero Leandro Queiroz, da Congregacional, foram por demais proveitosas para o ensino Bíblico. Brincadeiras, sorteios, jogral (crianças cantando músicas referentes ao dia). e outros entretenimentos, culminando com o lanche, foram oferecidos aos presentes. '

"Foi uma linda festa com alunos e professores altamente motivados", disse a secretária Cleide Melo", acrescentando:


"Quero agradecer o apoio integral do prefeito Carlinhos, dos professores, da equipe pedagógica, dos que prestaram apoio, aos alunos, ao Diretor de Esportes Felipe Portinári, à todos que, direta ou indiretamente, estiveram envolvidos com o evento. Parabenizo à todos pelo belíssímo trabalho", concluiu a secretária Cleide Melo.

(Matéria P/P Adamastor Chaves / Fotos de Cleide Melo)






quarta-feira, 1 de abril de 2015

PROFESSORAS DO MEC EM SOSSEGO

Professoras(es) e pedagogas da Secretaria de Educação de Sossego com as professoras-técnicas do Ministério da Educação

TÉCNICAS DO MEC ESTIVERAM 
REUNIDAS COM PROFESSORES
DO ENSINO FUNDAMENTAL 
 EM SOSSEGO-PB


Com a finalidade de nortear direitos da prática educativa do primeiro ao terceiro ano do ensino fundamental, a Secretaria de Educação do Município de Sossego reuniu os professores e a equipe de apoio Pedagógico nos dias 25 e 26 do mês de março de 2015 para encontro com as técnicas do MEC, professoras Andréia e Tânia, que ministraram aulas-técnicas para Formação de Professores sobre o Sistema de Ensino Primeiros Saberes da Infância. 

A secretária da educação, Valdeci Cleide Melo, que coordenou o encontro dos professores da rede municipal de ensino com as professoras do MEC, Andréia e Tânia, falou da importância da formação de professores na prática da alfabetização de crianças até oito anos, ciclo I, na consolidação do pleno domínio da leitura.

- O PSI é uma política pública do Governo do Estado da Paraíba cuja finalidade é assegurar diretrizes norteadoras de prática educativa do 1o. ao 3o. Ano do ensino fundamental, com a finalidade de alfabetizar crianças até os oito anos de idade, do ciclo I, e consolidar o domínio da leitura, da escrita, e do cálculo matemático conforme a diretriz do plano de desenvolvimento da educação PDE/MEC”, disse, e concluiu.

- A política pública desenvolvida pelo PDE/MEC, visa gerar oportunidades aos professores para que trabalhem com os estudantes de forma global, conforme os pilares da educação: aprender a aprender; aprender a fazer; aprender a ser, e aprender a conviver”, concluiu a professora Valdeci Cleide Melo, Secretária de Educação do Município de Sossego. 

(Matéria & Foto P/P Adamastor Chaves)